O box é um item funcional que deve estar presente em qualquer residência. Além da utilidade para conter a água do banho, essa peça também costuma ser usada como complemento na decoração do banheiro.

Neste post, listamos 11 tipos de box que podem ser combinados com diferentes estilos. Acompanhe e faça a melhor escolha!

Material

1. Acrílico

O acrílico está presente em muitos boxes antigos, mas você também pode encontrar peças modernas com esse material. A opção é acessível e oferece modelos com transparência ou com acabamento colorido.

2. Vidro 

O box de vidro é bastante tradicional e elegante. Nesse material, as opções de acabamento são diversas e combinam com banheiros de diferentes estilos:

  • vidro transparente: visual clean e moderno;
  • vidro jateado: visual fosco. Gera privacidade;
  • vidro fumê: acabamento escuro. Cria um ambiente intimista;
  • vidro colorido: azul e verde são as tonalidades mais comuns.

O vidro também é interessante para quem quer modificar o box sem fazer reforma. Para isso, basta aplicar adesivos com temas e imagens sobre toda a superfície da peça.

3. Cobogó

O cobogó é uma peça vazada e fabricada em diferentes materiais, como cimento, vidro, cerâmica ou porcelana. A utilização desse material no box é interessante porque brinca com cheios e vazios e permite a entrada discreta de feixes de luz na área de banho.

4. Tijolo de vidro

Uma parede com os famosos tijolinhos de vidro pode exercer a mesma função dos boxes tradicionais. Para isso, basta fazer o fechamento com o material e manter uma pequena abertura para que o usuário acesse a área de banho. 

5. Cortina 

A cortina de plástico ou poliéster é uma ótima opção para quem não quer investir em um modelo fixo de box. Fácil de instalar, a peça é útil para decorar o banheiro e pode ser encontrada em diferentes cores, tamanhos e estampas.

Porta

6. Porta camarão

Também chamada de porta sanfonada, é indicada para banheiros compactos. A abertura do modelo é feita em dobras e ocupa pouco ou quase nada da área de banho.

7. Porta de abrir

É um modelo bastante comum e fácil de manipular. Durante a instalação, é preciso ter cuidado para que a abertura da porta seja feita para o lado de dentro do box.

8. Porta de correr

A porta de correr funciona com o deslizamento de uma folha sobre a outra. O modelo também economiza espaço porque não ocupa as áreas de dentro e de fora do box.

Formato

9. De canto

O modelo é ideal para banheiros pequenos porque seu tamanho é restrito a uma área específica do ambiente. Com a ocupação limitada, o box de canto pede portas mais compactas, como a do tipo camarão ou de abrir.

10. Até o teto

O box que vai até o teto costuma ser usado em projetos modernos e cria continuidade no banheiro. Esse modelo deve ser instalado em uma parede com janela para permitir a saída total do vapor e umidade.

11. Cubo

O tipo de box em formato de cubo é ousado porque fica bem no centro do banheiro. A opção exige área de sobra e um investimento maior, afinal, é preciso construir todas as laterais do box com o material desejado.

Perceba que os principais tipos de box listados variam de acordo com o formato, material e modelo de porta utilizado. Ainda assim, é totalmente possível combinar duas ou mais dessas características em uma única peça. Para isso, selecione os detalhes preferidos e depois invista em um box personalizado.

Curtiu as dicas? Aproveite e conte nos comentários qual desses modelos merece estar no seu banheiro!