Hoje em dia, existem inúmeras opções de revestimentos para você deixar o seu lar ainda mais bonito e moderno, não é mesmo? Nesse sentido, é possível dizer que, em cada cômodo da casa, é importante ficar atento nos detalhes e buscar maneiras de evidenciar a decoração. Assim acontece com a escolha do azulejo para banheiro. Essa opção pode transformar todo o ambiente, mas deve ser bem escolhida.

Com base nisso, resolvemos mostrar, no artigo de hoje, algumas sugestões para que você selecione as peças perfeitas e obtenha um resultado satisfatório após a instalação delas no banheiro. Essa é uma ótima maneira de incrementar a decoração e deixar o espaço ainda mais harmonioso. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira as nossas dicas!

1. Defina uma paleta de cores

Um dos pontos mais importantes é a escolha das cores do item, pois há uma grande variedade. Para facilitar a tarefa, defina uma paleta de cores que harmonize com a decoração do espaço. Por exemplo: tons de azul, tons de preto e cinza ou vermelho. Em geral, as peças apresentam um degradê, indo de uma cor mais escura para a mais clara.

Se o seu banheiro não tem paredes pintadas ou decorações muito intensas, por exemplo, é possível brincar mais. Nesse caso, aposte em cores intensas e brinque com diferentes tons em um mesmo azulejo. Entretanto, se o espaço já for bem colorido, prefira os itens coringas, como preto, bege e branco.

2. Harmonize os azulejos com a decoração do espaço

Outro detalhe que você deve prestar atenção é em relação ao estilo de decoração do cômodo. Assim como em outras áreas da casa, é interessante seguir uma linha decorativa — e, ao escolher os azulejos, esse ponto não pode ficar de fora.

Caso a decoração do espaço seja em um estilo mais romântico, invista em tons pastéis e desenhos delicados; se o seu estilo de decoração for mais alegre e moderno, aproveite os tons intensos e coloridos — e as formas geométricas; e se a decoração for em um estilo mais clean e elegante, prefira as cores mais neutras e aposte nas texturas.

3. Considere usar texturas em alto-relevo

É importantes mencionar que as texturas em alto-relevo nos itens também auxilia a criar um espaço moderno, bem decorado e, ao mesmo tempo, elegante. Além disso, esses azulejos ajudam a criar um ambiente mais aconchegante, uma vez que os itens lisos e brilhantes demais podem tornar o cômodo visualmente cansativo e desagradável.

4. Conheça os materiais

Tradicionalmente, o azulejo é constituído de cerâmica, um material que apresenta um bom custo- benefício, é bonito, resistente, durável e resistente aos fungos. Nos dias atuais, porém, também são encontrados azulejos feitos de outros materiais — e é importante conhecê-los antes de efetuar a sua compra.

Alguns dos principais são:

  • porcelana, que oferece beleza e sofisticação ao espaço, além de ser resistentes à abrasão e à umidade e é um material de fácil limpeza;

  • granito e mármore, que oferecem uma sofisticação clássica;

  • ladrilho hidráulico, que agrega charme ao ambiente ao mesmo tempo em que dá um toque vintage à decoração.

Pronto! Agora que você já sabe como acertar na escolha do azulejo para banheiro, aproveite as dicas e transforme esse espaço da sua casa, tornando-o mais bem decorado, bonito e arrumado.

Não se esqueça de que essa também é uma forma de incrementar a decoração da casa. Se você gostou do nosso artigo, confira os tipos de box que existem para esse cômodo. Até mais!