A hora do banho é um momento de completo relaxamento. E para complementar essa “terapia”, nada melhor do que usar uma toalha limpa e macia, não é mesmo? Você sabia que quando estas peças não são cuidadas, elas podem colocar a saúde em risco? Por isso, é importante saber de todos os cuidados que são necessários para manter as toalhas de banho sempre, limpas, cheirosas e com o aspecto de novas. Separamos 5 truques que te ajudarão nos cuidados desta peça tão importante no nosso dia a dia!

Escolha cores claras

Toalhas de cores mais claras são mais macias. E, apesar de sujarem  com mais facilidade, o acúmulo de sujeira é mais perceptível o que ajuda saber se está na hora de lavá-la. 

Verifique a qualidade e as características do produto

Podemos encontrar milhares de opções de toalhas de banho. São cores, modelos, espessuras e preços variados. Vale a pena escolher o modelo perfeito para que você não se frustre na hora de se enxugar.

A qualidade do tecido é um dos principais itens que determinam a qualidade da toalha. Existem diversos tecidos ótimos na composição de toalhas de banho. Entretanto, é preciso ficar sempre alerta! Há muitos fabricantes que misturam o tecido com o material sintético, e nesse caso, a propriedade de alta absorção não é tão eficaz. Toalhas de banho com 100% de algodão garantem alta absorção, conforto e maciez. As fibras mais curtas soltam mais pelos e dificultam na hora de enxugar.

A gramatura também merece atenção. Ela se dá pela quantidade de gramas de algodão por metro quadrado. Ou seja, quanto maior a gramatura do tecido, mais suave ele será e maior será a absorção de água. Toalhas com 360 g/m² são consideradas boas. Toalhas com capacidade maior de absorção têm 500 g/m² ou mais.

Atente-se ao tipo de fio

Já vimos que a maciez e a capacidade de absorção da toalha dependem do tecido. Os fios não determinam esses fatores. Na fabricação de toalhas de banho, podemos encontrar dois tipos.

  • Fios simples ou singelos: proporcionam um toque mais macio, pois suas felpas (laçadas de fio) se dobram com maior facilidade.

  • Fios retorcidos ou duplos: são entrelaçados e mais resistentes. São mais utilizados em hotelarias ou em toalhas estampadas, pois as felpas são mais regulares.

Tenha um cuidado especial com as toalhas de banho

Alguns cuidados são cruciais para que as toalhas de banho permaneçam com aspectos de novas e continuem sempre limpinhas.

Na lavagem, evite o uso de detergentes e amaciantes. Vinagre branco é um ótimo amaciante natural. Se a toalha estiver com odor, basta lavá-la com vinagre branco, água quente e bicarbonato de sódio. Coloque a toalha na máquina com um pouco de água fria e complete com a mistura caseira. Se o cheiro persistir, repita a operação.

No dia a dia, guarde-as somente se estiverem secas, qualquer umidade deixará um cheiro desagradável nelas. Após usá-las, você pode pendurá-las para que o ar seque-a com mais facilidade.

Deixa-as secar bem, só quando elas estiverem 100% secas que você deve retirá-las do varal. Procure sempre guardá-las em locais arejados e não as deixe em contato com paredes de alvenaria (eles costumam reter umidade, o que pode agilizar o processo de deterioração da toalha).

Para manter a higiene das toalhas de banho é bom que haja a troca das toalhas com frequência, em média, duas vezes por semana.

E você, tem algum truque para deixar a toalha de banho sempre com aspecto de novas? Conte para a gente nos comentários!

———————————————–

Chamadas sociais

Quer aprender a conservar melhor sua linha de roupa de banho? Confira nossas dicas!
As toalhas são essenciais em nosso dia a dia e aqui você encontra dicas para conservá-las melhor!
Quer saber escolher e conservar melhor suas toalhas? O post de hoje é para você!