O enxoval de um lar é formado por diversos itens para o dia a dia e outros para ocasiões especiais, como uma festa ou viagem. Para esse último momento, especificamente, se o destino escolhido envolver praia, piscina ou cachoeira, as toalhas de praia serão indispensáveis!

Talvez, nesse momento, você diga: “eu posso levar as toalhas de banho que já tenho.” Poder até pode, mas saiba que as peças que são próprias para as viagens podem fazer grande diferença durante o passeio. Isso porque as toalhas de praia têm gramatura mais elevada, ou seja, absorvem mais água. Sem contar que o acabamento aveludado permite um toque mais macio e faz com a peça não fique cheia de areia.

Bom, agora que você já conhece algumas das vantagens de ter toalhas de praia à disposição, confira a seguir os cuidados especiais que elas pedem!

1. Siga as recomendações de lavagem do fabricante

Uma das melhores dicas para cuidar e preservar por mais tempo as suas toalhas é seguir as recomendações do fabricante na etiqueta. Parece algo básico, mas é ignorado por muita gente. Observar com atenção o que pode e o que não pode fazer no momento da lavagem é fundamental.

Por exemplo, é possível lavar com água quente? Pode usar alvejante? Ninguém melhor para responder essas dúvidas do que quem fabricou a peça, não é mesmo? Portanto, leia e siga as instruções, com certeza serão úteis.  

2. Lave separadamente das demais roupas

Peças com cores e tecidos diferentes devem ser lavadas separadamente. A recomendação serve também para as toalhas de praia, que costumam ter cores e estampas fortes. Se misturar tudo no momento da lavagem, pode estragar as fibras dos tecidos ou mesmo manchar as peças.

3. Passe a toalha para deixá-la mais macia

Pode falar a verdade: quando foi a última vez que você passou uma toalha? Talvez nunca. Bom, a partir de agora, vai desejar adquirir esse hábito. Isso porque passar as toalhas de praia faz com que fiquem mais macias e a fibra ganhe mais vitalidade. Porém, isso deve ser feito com a temperatura do ferro moderada, do contrário, pode ocorrer ressecamento da fibra. O ideal é seguir a temperatura indicada pelo fabricante.

4. Evite o uso de amaciante

O amaciante é um produto que muita gente gosta de usar ao lavar roupas, pois deixa as peças macias e com um cheirinho agradável. Mas, quando o assunto é toalha, o melhor a fazer é não usá-lo. Isso serve tanto para a de banho quanto para a de praia. A recomendação se dá pelo fato do amaciante criar uma espécie de película de gordura na peça, com tempo isso diminuirá significativamente a absorção da água.

5. Deixe as toalhas de praia secarem completamente

As toalhas de praia estarão constantemente em contato com a umidade e isso pode fazer surgir o desagradável mofo. O ideal é que, antes de guardá-las, elas estejam completamente secas. Lembra-se da dica de passar? Então, o ideal é evitar o uso do ferro a vapor, pois ao passar deste modo, a toalha ficará úmida e, se guardada assim, poderá mofar.

Além disso, durante os dias da viagem, sempre a coloque para secar em algum lugar com boa ventilação.

E então, gostou das nossas dicas para cuidar das toalhas de praia? Aproveite e baixe nosso e-book com um guia completo para conservar a toalha de banho macia por mais tempo.