Combinar estampas na decoração se tornou uma das tendências mais marcantes do design de interiores. O motivo disso é que, por meio delas, você pode montar diferentes composições em um mesmo ambiente, explorar os próprios gostos pessoais e abusar da criatividade para dar um novo visual ao seu lar.

Contudo, para muitas pessoas, essa pode ser uma tarefa mais complicada do que parece. Não é à toa que acertar na harmonia visual dos cômodos sem sobrecarregá-los com muita informação se tornou um verdadeiro desafio.

Pensando nisso, reunimos cinco dicas que vão ajudar nessa missão e garantir que a sua residência fique impecável. Confira!

1. Utilize uma cor de base

A primeira dica é bem simples: opte por uma cor de base antes de começar a usar as estampas. Por exemplo, se o recinto tem papel de parede vermelho, é possível eleger esse tom para estar, parcial ou completamente, em todos os acessórios estampados, como mantas, telas ou luminárias.

O mesmo pode ser feito caso você prefira a cor do piso de madeira ou de cimento queimado, do mobiliário etc. Isso porque, dessa forma, cria-se uma unidade visual a partir da paleta de cores capaz de evitar que as tonalidades possam divergir entre si e poluir o espaço.

2. Combine as padronagens da estampa

Você deve estar se perguntando qual a outra forma se não quiser combinar estampas na decoração por meio de cores. Por isso, saiba que uma das possibilidades é garantir que, independentemente do item decorativo, as padronagens façam parte da mesma família.

Um exemplo bem prático é o grupo de traços geométricos, isto é, listras, chevron, poás, xadrez etc. Devido ao fato de todos partilharem da mesma estrutura de desenho, eles acabam gerando uma composição agradável, elegante e, acima de tudo, harmônica.

3. Utilize a mesma padronagem em diferentes tamanhos

Além da alternativa anterior, você também pode optar pelo uso de uma única padronagem em diversos itens, como as almofadas da sala ou dos quartos. Entretanto, não se trata de deixar tudo igual. Ao contrário, use a criatividade para tornar o ambiente mais dinâmico e divertido.

Como? Por meio de estampas com o mesmo desenho, mas com tamanhos diferentes. Modelos florais, étnicos e com animal print vão muito bem com essa dica!

4. Aposte no uso de grafismos e lettering

Estampas com grafismos (figuras de pessoas, objetos, cidades etc.) ou lettering (frases, letras ou palavras) também podem ser combinadas entre si e resultar em recintos mais joviais, alegres e coloridos.

Uma excelente sugestão para isso é fazer referências aos seus momentos marcantes, como aquela viagem para o exterior e o nascimento do primeiro filho, ou aos seus gostos pessoais, como séries e filmes que adora. Isso vai permitir personalizar ainda mais a sua casa e deixá-la com a sua cara!

5. Invista em cômodos neutros

Por fim, uma excelente dica é investir em cômodos neutros nos quais o branco, o cinza, o off white ou os tons pastéis dominam, seja nos revestimentos, seja na mobília algo que é muito comum nos estilos de décor minimalista, escandinavo e contemporâneo.

Se você tem algum espaço com essas características, saiba que está mais que liberado usar estampas com cores chamativas e desenhos diferenciados, especialmente em cortinas e tapetes, sem que essa escolha se torne problemática. Afinal, a neutralidade do resto do ambiente servirá como contraponto a ela.

Agora, que você já sabe como combinar estampas na decoração, não deixe de aplicar as nossas dicas no seu lar para torná-lo ainda mais bonito e moderno.

Aproveite também e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais. Assim, eles vão poder se inspirar e fazer o mesmo!