Organização é uma palavra que soa bem aos ouvidos da maioria das pessoas. Quem não gosta de estar em uma casa bem cuidada, sem bagunça e com tudo armazenado em seu devido lugar? Mas, apesar de ser uma ótima sensação, é um grande desafio manter tudo arrumado no dia a dia e evitar a casa bagunçada.

A correria do cotidiano pode fazer dessa tarefa um desafio. Entretanto, é possível manter a casa organizada e, inclusive, usar a decoração como uma aliada. Quer saber como? Continue a leitura do texto e comece agora mesmo a deixar tudo em ordem no seu lar!

1. Use caixas organizadoras

As caixas organizadoras são ótimas aliadas no combate à desorganização. Disponíveis em vários tamanhos, tipos e cores, você pode guardar os brinquedos das crianças, itens de escritório, fios e aparelhos eletrônicos e até acessórios pessoais, como chapéus e bolsas.

Além de ficar tudo dentro das caixas e mais organizado, elas ainda podem ajudar a decorar o ambiente.

2. Não exagere nos itens de decoração

Cuidado ao comprar itens de decoração demais! O exagero pode causar poluição visual no ambiente e, mesmo que ele esteja organizado, vai causar a impressão contrária.

A dica é optar por uma decoração mais clean. Dessa forma, o ambiente fica sempre com um ar de limpo e organizado.

3. Desapegue do que você não usa com frequência

O acúmulo pode ser um dos principais motivos da bagunça dentro de casa. O excesso de roupas, acessórios, livros e eletrônicos, entre outros, pode fazer com que você não tenha onde guardar tudo. Com isso, a casa acaba ficando desorganizada.

A cada seis meses, faça uma espécie de revisão nos seus armários. Comece pelo guarda-roupa, retirando as peças que você não usa e separando-as para doação.

Faça isso também com os livros e com outros itens que estão sobrando, inclusive a comida! Jogue fora o que estiver fora do prazo de validade e reorganize tudo, para que seja mais fácil de encontrar os alimentos e evitar desperdício.

4. Estabeleça a política do “use e guarde”

Essa é uma regra valiosa para quem deseja organizar e manter tudo em ordem dentro de casa. Combine com todos os membros da família que tudo que for usado deve ser colocado no lugar logo em seguida.

Essa regra vale para tudo: sapatos que são retirados ao chegar em casa, roupas, louça na pia, entre outros. Mais do que organizar, manter as coisas no lugar é o grande segredo para que elas não se acumulem e formem uma grande bagunça.

5. Tenha um cronograma de limpeza

É preciso se organizar para manter a casa limpa e arrumada. Afinal, o tempo é corrido e um cronograma pode ajudar muito a definir o que fazer no dia.

Divida as tarefas durante a semana e use a regra dos cinco minutos. Se você puder organizar ou limpar algo em cinco minutos, não deixe para depois, faça naquele momento. Seguir um cronograma vai manter sua casa sempre em ordem e evitar os acúmulos que ocasionam bagunça e poeira.

Viu só? Organizar a casa bagunçada e deixá-la sempre arrumada não é tão difícil quanto parece. Tire um dia para organizar tudo o que está fora do lugar, aplique nossas dicas e mantenha uma rotina. Assim, você vai perceber que manter tudo arrumado é muito mais fácil do que deixar acumular e organizar a bagunça inteira de uma só vez.

Gostou do post de hoje e quer continuar por dentro das melhores dicas para seu lar? Então, siga-nos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter e acompanhe nossos posts!