Os tapetes são acessórios básicos de decoração, nas suas mais variadas formas — orientais, de pelo alto, de pelo curto, redondos, quadrados —, importantíssimos para dar um toque aconchegante no seu lar. Contudo, os tapetes também seguem a ordem natural das coisas. Com o tempo, eles ficam sujos, aparecem as manchas e até mesmo aquele cheirinho ruim, resultado do contato com calçados, poeira e animaizinhos de estimação. Então, queremos saber: você sabe como cuidar dos seus tapetes?

Se limpar o tapete a leva ao cansaço, pare! Não é tão complicado assim. Aqui você confere as melhores dicas que vão ajudá-la com essa tarefa e poupar tempo, esforço e dinheiro.

1. Escolha produtos caseiros

Você não precisa ir até a loja de produtos de limpeza e comprar aquelas “soluções mágicas” (e caras) para fazer isso. Vou contar um segredo: tudo o que você precisa para limpar o seu tapete está na sua casa! Sim, é verdade. Além de ajudar a sua família financeiramente (você vai economizar uma grana), deixar de comprar produtos químicos também ajuda o meio ambiente. Isso mesmo, você está sendo sustentável.

2. Removedor de manchas caseiro

É rápido, é fácil e é barato — tudo o que você vai precisar está em casa. Essa dica é para aquelas manchas que ainda não secaram. O indicado é aplicar bicarbonato de sódio ou água oxigenada sobre elas, aguardar uns minutinhos e pronto, é só remover com um papel ou paninho seco.

Agora, se aquela manchinha incomoda já faz um tempo, o jeito é misturar água e vinagre em partes iguais com detergente neutro (você pode usar uma batedeira para auxiliar). Após ter misturado tudo, aplique sobre a mancha e esfregue suavemente com escova macia em movimentos circulares. Quando acabar, limpe com um pano umedecido e deixe secar naturalmente.

3. Neutralização de odores

Seu bichinho de estimação fez xixi no tapete? Não precisa se preocupar com aquele cheirinho ruim. Coloque vinagre não diluído em um borrifador e aplique no local. Procure remover o máximo, pressionando com toalhas de papel. Por causa das suas propriedades, o vinagre neutraliza a acidez da urina, removendo o odor, e ainda mata os germes que se acumulam nas fibras do tapete.

4. Lavagem a seco

É indicada para quem não tem espaço suficiente em casa para lavar o tapete da maneira convencional (água, sabão e aquele esfrega-esfrega todo). A lavagem a seco é muito simples: basta misturar proporções iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio (a quantidade vai depender do tamanho do tapete) com algumas folhas secas, como canela e cravo, que dão um aroma suave e agradável. Espalhe essa mistura pelo tapete de maneira uniforme. Passados aproximadamente 30 minutos, retire tudo com um aspirador de pó.

5. Tapetes de pelo alto

Muito aconchegantes e confortáveis, os tapetes de pelo alto podem dificultar a sua vida na hora da limpeza, porém com um pouco de paciência é possível deixá-los limpinhos. Comece passando o aspirador por toda a sua superfície suavemente e com cuidado. Prepare uma solução de água e sabão líquido neutro e o umedeça. Com uma escova macia escove levemente no sentido do pelo, retire o excesso com um pano e água limpa. Após isso, coloque o tapete em um local arejado para secar.

Deixe o seu comentário dizendo se as dicas foram úteis e ensine outras para a gente!