Sabia que você mesmo pode aplicar papel de parede em sua casa?

Embora o mais indicado seja a ajuda de um profissional para garantir um excelente resultado, a aplicação do papel de parede pode ser feita de um jeito mais caseiro, desde que a pessoa tenha as informações e os materiais necessários para deixar o espaço visualmente bonito e com um bom acabamento.

Ficou curiosa? Então leia mais!

Como aplicar papel de parede?

Provavelmente, você já deve saber que os papéis de parede são excelentes meios para transformar um ambiente, levando cores, estampas, beleza, modernidade e a arte de decorar. Além disso, são opções com um ótimo custo-benefício, fáceis de aplicar, versáteis e ricos em modelos e estilos.

Pensando nisso, vamos apresentar dicas para que você aplique o papel de parede e transforme a sua casa, deixando-a mais bonita, moderna e personalizada. Vamos lá?

1. Tenha em mãos os materiais necessários

Existem alguns materiais que são indispensáveis ao aplicar o papel de parede e, por isso, você deve tê-los sempre em mãos. São eles:

  • tesoura e uma fita métrica, para que você possa medir e recortar o papel (caso seja necessário), deixando sempre uma sobra de 10 cm para cima e para baixo, garantindo um melhor acabamento;

  • espátula larga, para te auxiliar no recorte próximo às janelas, por exemplo, e para passar em cima do adesivo no momento da aplicação, evitando as indesejáveis bolhas;

  • uma escada, para te auxiliar nos lugares mais altos;

  • um estilete, para retirar as sobras já na parede;

  • e, caso o seu papel precise de cola, cola em pó, água para diluir, um recipiente para colocar a mistura e, por fim, um rolo de pintura para passar essa mistura.

2. Escolha o papel ideal

É importante falar que, especialmente no banheiro, nas áreas externas e nos quartos infantis, a preferência é escolher por papéis vinílicos, que são mais resistentes e laváveis.

Isso significa que, além da camada de papel ou de tecido, eles possuem por cima um revestimento de proteção feito com plástico poliuretano (PU) ou vinil (PVC).

Essa escolha é importante porque alguns ambientes precisam de um papel mais resistente, já que podem sofrer com a umidade e podem ser sujos com mais facilidade, como acontece quando crianças acabam riscando as paredes.

3. Deixe a parede limpa

A limpeza da parede é elementar para que a aplicação flua bem. Por isso, verifique se não há rachaduras, defeitos ou furos e, caso tenha, nivele com massa corrida ou com uma demão de polivinila.

Também é essencial passar um pano úmido com água e álcool e esperar secar naturalmente.

4. Comece de cima para baixo

Sempre comece de cima para baixo. Assim, com a escada, inicie a aplicação da faixa já com cola na parte de cima da parede, não se esquecendo de deixar uma pequena sobra.

Vá passando a espátula aos poucos no papel, também para baixo, e prossiga a aplicação até chegar no final da parede. Lembre-se de marcar com a espátula as bordas que sobraram e retirar com um estilete.

5. Deixe uma faixa simetricamente ao lado da outra

Para continuar a aplicação e garantir um bom acabamento, inicie a aplicação de uma faixa simetricamente ao lado da outra, evitando espaços vazios. Se for listrado, por exemplo, coordene as listras, mas se for liso, é possível ainda criar uma leve sobreposição.

6. Atente-se aos interruptores, portas e janelas

O indicado é começar do cantinho da parede e ir aplicando as faixas aos poucos. Quando chegar perto de uma porta (ou de uma janela), marque com espátula o início dela e retire o excesso com o estilete.

Com o interruptor você deve fazer da mesma forma. Assim que encontrá-lo, marque com a espátula, faça o recorte e continue aplicando normalmente.

Agora que você já sabe como aplicar papel de parede na sua casa, não perca tempo! Escolha o seu modelo e transforme a sua casa, deixando o ambiente mais original e personalizado. Lembre-se de que a ajuda de um especialista é fundamental para garantir mais qualidade, tudo bem?

Gostou? Então veja como se inspirar na cultura pop e levar essa decoração para a sua casa. Até mais!