Algumas manchas são verdadeiras inimigas dos tecidos, sejam eles panos de prato; toalhas; roupas de cama; toalhas de mesa ou peças de roupas pessoais. Tirar manchas mais difíceis pode ser um desafio e tanto, dependendo do que as causou. Mas alguns truques especiais podem ajudar você a removê-las mais fácil.

Cada tipo de mancha precisa de uma fórmula diferente para ser removida, mas é totalmente possível deixar o tecido limpo novamente, utilizando o produto adequado. Quer saber como tirar cada tipo de mancha? Continue sua leitura!

Batom

Para remover esse tipo de mancha, passe um algodão no tecido, para retirar o excesso do produto. Depois, lave com detergente alcalino. Se a mancha persistir, misture uma parte de detergente neutro a uma parte de removedor e esfregue a solução sobre ela. Depois, lave normalmente.

Óleo

As manchas de óleo podem ser eliminadas de duas maneiras: a primeira conta com uma mistura de amoníaco e água, que deve ser passada sobre a mancha. Depois disso, faça uma solução de água e vinagre e aplique com uma escova. A segunda maneira de remover a mancha de óleo, é colocando talco sobre ela por algumas horas, até que a mancha desapareça. Depois, lave normalmente.

Chiclete

Apesar de parecer um caso perdido, o chiclete que ficou grudado acidentalmente na roupa, pode ser removido. Coloque o tecido do avesso e, na parte onde o chiclete está, esfregue uma pedra de gelo. Em poucos minutos, o chiclete se desgrudará do tecido.

Vinho

As manchas de vinho podem ser removidas lavando a peça e, em seguida, deixando-a de molho em uma solução de água quente, detergente alcalino e sabão em pó. Se for possível, no momento em que o vinho for derramado, espalhe bastante sal sobre a mancha ou esprema um limão.

Café

Essa é uma das mais clássicas manchas que são deixadas nas roupas, nos panos de prato e nas toalhas de mesa. Se a mancha for recente, lave o tecido o quanto antes e ela sairá facilmente. Se o tecido já estiver seco e manchado, esfregue-o com um pano molhado em glicerina e depois lave com sabão e água quente.

Molho de tomate

Não é mais preciso evitar aquele macarrão ao molho sugo, delicioso. Se a roupa manchar, limpe-a na hora com água e coloque amido em pó. Espere secar e depois retire tudo com uma escova macia.

Dica extra: tirar mancha dos panos de prato

Os panos de prato são verdadeiros aliados na cozinha mas sofrem muito, com manchas que parecem impossíveis de sair. Para tirar qualquer mancha, ferva-os em uma panela com água; detergente de cozinha; sabão em pó ou vinagre. Depois, coloque-os na máquina, no ciclo que você utiliza normalmente.

Realizando o procedimento adequado, fica muito mais fácil tirar manchas dos tecidos, Basta conferir as dicas acima e utilizá-las quando for necessário, no caso de uma mancha específica. Para deixar seu dia a dia mais prático e não precisar tirar manchas todos os dias, da toalha de mesa; você pode optar pelos modelos que possuem tratamento especial antimanchas.

Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as nossas novidades!