Você sabia que o papel de parede para quarto infantil é uma opção de decoração utilizada há bastante tempo e que, até hoje, traz um charme especial ao espaço com praticidade e rapidez? Essa é uma ideia que possibilita uma incrível transformação ao ambiente com facilidade e sem gastos exagerados. Além disso, permite a escolha de estampas de acordo com a personalidade do seu filho e seus gostos pessoais. Ficou curiosa? Então leia mais!

Como introduzir papel de parede para quarto infantil?

Os papéis de parede nada mais são do que grandes adesivos com estampas variadas que permitem deixar um quarto infantil mais criativo, com um ar lúdico e mágico. São inúmeras as possibilidades de escolha, no entanto, você deve se atentar em relação à decoração já existente do quarto, aos gostos pessoais do seu pequeno e, ainda, aos cuidados necessários para instalar e manter o material.

Com base nisso, vamos apresentar nesse post tudo que você precisa saber sobre esta ferramenta decorativa e algumas dicas para escolher com mais facilidade. Vamos lá?

1. Escolha as estampas baseadas no sexo da criança

Normalmente, as meninas preferem cores mais delicadas, como rosa e lilás e com tons neutros ou em pastel, que são balanceados com as estampas sutis florais, de bolinhas, de borboletas, listradas ou em arabescos. Já os meninos tendem a gostar de desenhos (como carros e dinossauros), listras e xadrez, em geral, em cores verde, vermelho, azul-marinho e cinza.

Contudo, a ideia aqui é que você escolha as estampas e os tons de acordo com o sexo da criança. É importante conversar com ela, para que tudo seja decidido em consenso e para que, no final, todos gostem do resultado.

2. Prefira tons neutros para deixar o ambiente imparcial

Para as mamães (ou papais) que preferem acompanhar o crescimento da criança e não datar o ambiente ou que querem deixar o gênero do quarto imparcial, a ideia é utilizar tons mais neutros, como branco, amarelo, bege, cinza e preto.

Prefira também estampas mais básicas, como as listradas, que são adaptáveis em qualquer espaço ou para qualquer sexo, seja ele masculino ou feminino.

3. Harmonize com o restante da decoração

Geralmente utilizados para destacar uma ou mais paredes dos quartos infantis, os papéis de parede não devem destoar do restante da decoração, mas sim criar uma harmonia e complementar todo o espaço.

Por esse motivo, analise bem o quarto antes da escolha e busque tons similares aos que tiverem nos demais itens do ambiente, como cortinas, almofadas, tapetes, roupas de cama e quadros. Uma boa sugestão é fazer degradê de cores. Fica incrível!

4. Opte por materiais laváveis

Por último, prefira os materiais de papel de parede mais resistentes e que possam ser lavados, uma vez que seu filho pode sujá-los com mais facilidade ou ainda desenhar nele (ato típico infantil).

Após a escolha, é indicado contratar uma pessoa para aplicar, embora, no entanto, você mesma pode fazer em casa. Para isso, a parede precisa estar bem lisa, seca e livre de sujeiras. Depois, o papel deve ser cortado de acordo com o tamanho do espaço, deixando sempre uma sobra de cerca de dez centímetros para garantir um bom acabamento.

Em seguida, deve-se passar a cola do centro para fora e com o auxílio de um rolo de pintura. Por fim, as faixas do papel devem ser aplicadas, iniciando com as pontas no teto e, aos poucos (e com o auxílio de um pano seco para evitar bolhas), ir seguindo para baixo até chegar ao chão. Para facilitar o processo, é aconselhável recortar o papel em grandes tiras e ir aplicando aos poucos.

Agora que você já sabe como é possível utilizar papel de parede para quarto infantil e como escolher a melhor opção, não perca tempo e, junto ao seu pequeno, decida a decoração do quartinho dele! Vale mencionar que isso dará um toque especial à sua casa e ainda um ar de modernidade e originalidade. Aproveite!

Gostou desse post? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem usar papel de parede em quartos infantis. Até mais!