Com versões retrô, pop art, jungle beat, boho, cottage e muitas outras, elas se tornaram os xodós de milhares de lares e, cada vez mais, ganham destaque entre as tendências no design de interiores.

Afinal, quando o assunto é explorar a criatividade e o bom gosto na hora de decorar sofás, poltronas, cadeiras e camas em quartos, salas, varandas e home offices, as almofadas decoradas são excelentes acessórios decorativos.

No entanto, como não faltam modelos e formatos diferentes, muitas pessoas acabam tendo dúvidas e, até mesmo, certa dificuldade na hora de combiná-las. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo a acabar com esse problema e personalizar sua residência sem erros. Acompanhe!

Use tom sobre tom

A primeira dica é bem simples, especialmente para quem tem medo de errar na mão e sobrecarregar os cômodos do lar. Trata-se de combinar almofadas decoradas com tom sobre tom. O segredo aqui está em usar uma cor que equilibre o resto do espaço e com a qual não seja difícil trabalhar as subtonalidades.

Por exemplo, se você deseja aplicar essa sugestão na sala, e ela tem o branco ou o off-white como tom dominante, vale a pena investir nas variantes do cinza ou do preto. Entretanto, se o rosa quartzo é o principal, o mais indicado é arriscar no cobre ou no prata.

Faça uma combinação de cores inspirada na Pantone

Uma segunda sugestão é fazer uma combinação de cores na qual, mesmo que sejam distintas entre si, elas consigam ser harmônicas e formar uma unidade visual. Porém, se há incertezas sobre que tons usar, você pode recorrer à Pantone — instituto que determina, a cada ano, as cores que serão tendência na moda, na arquitetura, na publicidade etc.

Em 2018, uma das paletas de cores que mais se destaca é a technique, que conta com rosa lavender, verde arcadia, ultravioleta, rosa blooming dahlia, entre outras. Juntas, elas formam uma composição única com traços perolados que remetem ao efeito iridescente. Portanto, pode apostar nela sem medo!

Monte combos ímpares de almofadas decoradas e lisas

Outra dica é montar combos ímpares de almofadas decoradas e lisas, isto é, aquelas sem padronagens e com somente uma cor chapada (branca, cinza, preta, entre outras). As primeiras devem ser em maior número e as segundas, em menor. Pode ser na proporção 2 por 1, 3 por 2, 4 por 3 e assim por diante, a depender do espaço que você possui para dispô-las.

“Mas por que um número ímpar e não um par?”, você deve estar perguntando. Bem, é que esse é um macete muito usado por designers de interiores para dar mais destaque a determinados elementos, sem precisar seguir um único padrão que tenha como característica a mesma quantidade de objetos para cada cor, desenho, estampa etc.

Inspire-se nas estações do ano

Além do que já foi dito, você pode (e deve) se inspirar nas estações do ano para combinar almofadas decoradas. Inclusive, essa é uma ótima ideia para variar o visual dos recintos e dar a eles um toque bem pessoal e criativo, ao longo do ano, sem gastar muito.

No verão, por exemplo, você pode utilizar modelos com cores vivas e intensas (laranja, amarelo, mostarda) e desenhos/grafismos solares. Por outro lado, no inverno, é a vez de usar cores frias e leves (azul, avelã, verde-água) e estampas que remetam ao sereismo.

Invista no mix de estampas

Por fim, quem disso que você não pode usar almofadas decoradas com estampas diferentes em um mesmo ambiente? Caso queira diferenciar e personalizá-lo, saiba que isso não apenas é possível, como também está em alta para quem tem uma decoração tropical, que é conhecida por usar e abusar dos contrastes — sempre com muito bom gosto, é claro!

Nesse estilo de décor, fora as padronagens usadas em papéis de parede, é comum ver o mix de almofadas decoradas com estampas florais, listradas e étnicas (africana e indiana).

Como você viu, não faltam sugestões para combinar almofadas decoradas. Por isso, escolha a sua preferida e inove a decoração da sua residência!

Para receber outras dicas e caprichar, ainda mais, na ambientação dos cômodos do seu imóvel, aproveite e assine já a nossa newsletter!