Não há sensação melhor do que encontrar a casa limpa, cheirosa e com tudo em seu devido lugar, não é mesmo? Entretanto, a rotina atribulada torna complicado dar atenção às tarefas domésticas.

Mas não desanime, pois é possível limpar a sua residência de maneira rápida e eficiente, garantindo um aspecto agradável e aconchegante durante todo o dia. Para isso, basta montar uma checklist de limpeza! Com essa lista, será mais fácil distribuir as tarefas ao longo da semana sem se cansar.

A seguir, veja uma lista com sete estratégias para deixar o seu lar bonito e organizado, sem muito esforço. Confira!

1. Retire todo o pó

Algo que deixa a casa com aspecto descuidado é o excesso de pó. Por isso, é fundamental retirar toda a poeira dos ambientes para que o lar não fique sujo.

Realize a tarefa com um pano e mantenha a limpeza ao longo dos dias com o espanador. Para limpar cortinas, sofás e poltronas, utilize o aspirador de pó.

Não se esqueça de varrer o chão e cuidar do piso uma vez por semana, de acordo com as suas especificações. Ao retirar o pó constantemente, a sensação de organização será maior.

2. Escolha produtos de limpeza com aroma agradável

Escolher o cheiro certo dos itens ajuda a prolongar o aspecto organizado e atrativo. Logo, opte por ceras, desinfetantes e desengordurantes com aromas gostosos e que deixem a residência aconchegante.

Também é possível apostar em aromatizadores de ambiente e velas aromáticas para manter o lar cheiroso por mais tempo.

3. Troque os itens de cama, mesa e banho quinzenalmente

As peças de cama, mesa e banho tendem a sujar conforme o uso. Toalhas e lençóis, por exemplo, acumulam sujeira e suor, e podem ser um risco para a saúde se forem utilizados à exaustão.

Portanto, inclua na sua checklist de limpeza a troca de todos esses itens de 15 em 15 dias para manter os cômodos limpos e garantir o bem-estar.

4. Lave a roupa suja sempre que o cesto estiver cheio

Orientar a família a colocar toda a roupa suja no local certo evita bagunça, mas deixá-lo abarrotado não adianta nada. Assim, sempre que o cesto atingir uma quantidade de peças determinada, realize a lavagem completa.

Isso também previne o gasto de luz desnecessário, já que ligar a máquina para bater apenas algumas roupas não é adequado.

5. Jogue o lixo fora

O acúmulo de lixo é um chamariz para insetos indesejados, além de provocar mau cheiro nos ambientes. Logo, esvazie e lave as lixeiras e faça o descarte correto de itens, diariamente.

Aproveite para verificar a validade dos produtos da despensa e da geladeira uma vez por semana e descartar o que estiver impróprio para consumo.

6. Limpe um cômodo por dia

Fazer a limpeza de toda a casa em um só dia é sinônimo de exaustão. Para não encarar o cansaço, faça a arrumação de um cômodo por dia. Tire o pó, varra o chão e coloque os objetos no lugar certo.

Algumas tarefas, como retirar o lixo e passar o espanador nas superfícies para manter a arrumação, devem ser diárias e feitas em todos os aposentos. Isso tornará a etapa produtiva, e o resultado, mais satisfatório.

7. Cuide dos animais e das plantas

Para que a checklist de limpeza seja completa, além dos passos anteriores é necessário cuidar dos animais e das plantas.

Higienize os comedouros, troque a ração dos bichos de estimação diariamente e mantenha limpo o espaço onde ficam. Não se esqueça de lavar itens como a cama, os cobertores e as roupinhas regularmente.

Quanto às plantas, regue de acordo com as suas necessidades e realize a poda quando preciso. Além disso, retire folhas secas e mortas frequentemente para que os exemplares estejam sempre saudáveis e bonitos.

Ter uma checklist de limpeza é uma ótima forma de facilitar a arrumação da casa sem morrer de cansaço. Com as estratégias acima, o seu lar ficará mais organizado, bonito e agradável todos os dias.

Gostou das dicas? Então, compartilhe a checklist nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a manterem a casa organizada.