Rústico e elegante, o cimento queimado se tornou o revestimento queridinho dos projetos, especialmente para quem aprecia o estilo industrial de decoração. Ele é diferente, econômico e muito versátil, já que pode ser usado em diferentes ambientes.

O cimento queimado é o revestimento fabricado com argamassa; ou seja, água, areia e cimento. Ao contrário do que muitos imaginam, queimá-lo não tem nada a ver com usar fogo: significa jogar pó cimentício na mistura mole para nivelar e alisar a superfície, livrando-a da aparência áspera do concreto.

Quer saber como usar o cimento queimado a favor da decoração da sua casa? Continue lendo nosso artigo e confira dicas exclusivas:

Acerte na aplicação do cimento

Há quem tente aplicar o cimento queimado por conta própria, mas essa não é uma tarefa para quem não tem experiência e habilidades manuais. Quando aplicado de maneira inadequada, o material fica com tons diferentes, o que dá ao revestimento um aspecto irregular e manchado.

Em casos mais graves, o piso se dilata com o passar do tempo e podem surgir trincas e fissuras que comprometem a durabilidade da superfície. Para evitar que isso aconteça, contrate mão de obra especializada. Um bom profissional saberá como preparar a massa e usar as ferramentas necessárias para dar um acabamento de qualidade, como a desempenadeira.

Aposte no cimento queimado para integrar ambientes

O cimento queimado ajuda a integrar ambientes e criar a sensação de amplitude, pois é um piso monolítico e dá a impressão de peça única, sem divisões. Ele também gera uniformidade e leveza nos cômodos. Aproveite essa vantagem para fazer sua casa parecer maior do que realmente é.

Use o cimento queimado em detalhes da decoração

Não é preciso se limitar ao revestimento de pisos quando se trata de cimento queimado. Esse material pode ser usado em divisórias, bancadas, mesas, assentos, paredes, etc. No entanto, vale destacar que ele torna o espaço mais frio e, por isso, sua utilização em quartos não é recomendada.

Evite esse material em áreas molhadas

Por ser um revestimento bastante liso e com alta absorção de água, ele não funciona bem em áreas úmidas, como o banheiro e a cozinha. Nesses espaços, é melhor optar por materiais antiderrapantes e com alta resistência à umidade.

Abuse de cores que contrastem com o cimento

O cimento queimado é sóbrio e neutro, o que possibilita uma série de combinações na decoração. Abuse de cores vibrantes para criar pontos focais no projeto. Vermelho, amarelo e azul são bem-vindos nessa proposta!

Misture o cimento queimado com outros materiais

No estilo industrial, a mistura de cores, texturas e padrões cai muito bem; afinal, quebra a linearidade e monotonia da decoração. Para obter um efeito moderno e arrojado, uma boa dica é complementar o cimento queimado com outras matérias-primas, como vidro, tecido, vigas aparentes, tijolos, louças, madeira, etc.

E aí, você gostou das nossas dicas? Se quiser aprender um pouco mais sobre o universo da decoração, baixe gratuitamente o nosso e-book com sugestões para decorar cada cômodo da sua casa!