Vai receber os amigos em casa? Que tal impressioná-los com uma mesa de jantar superelegante? Você que é dona de casa vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças!

A seguir, daremos dicas de como montar uma mesa de jantar, da mais simples para o dia a dia a mais elaborada para um jantar incrível para os seus convidados. Ficou interessada? Continue a leitura!

Base para a mesa de jantar

Bom, para montar uma mesa de jantar, vamos começar com a base dela! Você tem duas opções que ficam super elegantes: a primeira é usar uma toalha de tecido com uma cor que combine com a louça a ser usada.

A segunda opção é usar um jogo americano, que pode ser de tecido, junco ou até mesmo plástico. O importante nas duas opções é que as cores combinem com o restante dos utensílios. Se você ainda estiver em dúvida, use uma toalha ou um jogo americano que tenha uma cor mais neutra.

Centro da mesa

Quer deixar a sua mesa de jantar ainda mais elegante? Por que não utilizar algumas flores, não é mesmo? Escolha opções que não sejam altas (para que seus convidados possam conversar olhando um para o outro) e coloque-as em um vasinho no centro da mesa. Além de deixar lindo o ambiente, isso fará com que seus convidados se surpreendam com cada detalhe!

Pratos

Antes de escolher os pratos e colocá-los à mesa de jantar, é importante que você utilize os sousplat. Você deve estar se perguntando o que é isso, não é mesmo? Vamos explicar: sousplat é como se fosse um prato maior e bem rasinho, que geralmente fica debaixo dos demais pratos como uma espécie de apoio.

Feito isso, escolha os outros pratos de acordo com o que você servirá. Pratos mais fundos são utilizados para sopas, caldos e alimentos mais líquidos ou cremosos, já os rasos são utilizados para as refeições principais como, por exemplo, uma proteína.

Se você quiser montar uma mesa ainda mais completa, sobreponha ao sousplat o prato mais raso e em cima dele o prato mais fundo.

Talheres

A disposição básica dos talheres é: garfo a esquerda do prato, faca à direita  com a parte cortante para dentro, mais à direita ainda a colher e, por fim, talheres de sobremesas na parte de cima do prato.

Se você quiser elaborar um pouco mais, usando um tipo de talher para cada preparação, disponha-os de fora para dentro, na ordem em que o alimento for saindo. Por exemplo: garfo de salada, garfo de peixe e mais pertinho do prato, garfo principal (último a ser usado). No lado direito do prato, comece com a colher, depois a faca de peixe e por último a faca principal.

Copos e taças

Os copos e taças devem estar alinhados do maior para o menor, ao lado direito e na parte superior do prato. A melhor forma é colocá-los de dentro para fora. A sequência é o de água, depois o de vinho tinto e por último o de vinho branco.

Se você for servir champanhe, coloque a taça atrás das demais. Claro que não é obrigado usar todas essas opções, então coloque aquelas correspondentes as bebidas que for servir. É importante que a água esteja servida a mesa desde o início do jantar, tudo bem? Não se esqueça!

Guardanapos

Mesa quase pronta, só falta arrumar o guardanapo! Você pode escolher o que for melhor para você: de tecido ou descartável. Para ficar ainda mais bonito, dobre-o em quatro partes para que ele vire um retângulo e coloque-o em um porta-guardanapos. Feito isso, você pode colocá-lo de duas formas: ao lado esquerdo do prato e dos talhares ou em cima do prato principal!

Agora que você já sabe como montar uma mesa de jantar, é só esperar os seus convidados e impressioná-los. Se quiser, você pode incrementar colocando velas ao centro da mesa. Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e ajudar seus amigos também?