Tem sensação mais gostosa do que, ao sair do banho, pegar uma toalha gostosa, macia e enxugar o corpo com ela? Depois do banho em si, é a melhor coisa que tem! Porém, devido à qualidade do material usado, esse adereço que faz parte do enxoval de cama e banho pode não cumprir exatamente a função a que se destina e acabar gerando algumas frustrações. Pra evitar correr esse risco desnecessário, o que acha de aprender a escolher melhor as toalhas de banho? Estamos aqui para ajudar nessa tarefa. Vejamos:

Como identificar a qualidade das toalhas de banho

No momento da compra, abra a toalha e deixe-a contra a luz. Se o tecido for transparente, opte por outra peça, essa não servirá.

Assim como os lençóis, as toalhas de banho também possuem diferentes tipos de tecido e, obviamente, preços. É necessário que você saiba identificar o ideal para cada situação, seja banho, rosto, piscina ou praia.

Cuidado com a mistura que há com material sintético, pois, quanto mais desse material houver na toalha, mais ela perderá a capacidade de absorção da água no seu corpo.

Para exemplificar, uma toalha com 360g/m² é considerada uma toalha de boa gramatura, porém, se você quer toalhas mais macias e que absorvam muito mais, a gramatura terá de ser de  500g/m² pra cima.

Toalhas de algodão

As toalhas feitas 100% de algodão são perfeitas para quem acabou de sair do banho. Existem diferentes tipos algodão, como o egípcio, também o tradicional, o do tipo pima, o nanocotton, fibra modal e microfibra, todos ótimos na composição de toalhas de banho, nas toalhas de rosto e nos roupões. O algodão é mesmo ótimo para toalhas e outros itens de banho, pois peças desse material absorvem a água do corpo facilmente, sem necessidade de esfregar, além de serem muito macias.

Toalhas de tecido misto

Há também as toalhas feitas de algodão e poliéster, o que torna o material inferior. Esse tipo de toalha não absorve tanto a água, por causa dessa mistura de tecidos, tende a ser mais áspero depois de algum tempo de uso e não é tão macio, porém, o preço é mais acessível.

Por fim, no momento da escolha do melhor tecido na compra de suas toalhas, sejam de rosto, corpo ou mãos, aí vão três dicas que vão ajudar a conservá-las macias:

  1. Evite ao máximo secar suas toalhas em secadoras, pois a alta temperatura diminui a vida útil do tecido e resseca as fibras.

  2. Na hora da compra, se a toalha for áspera, não compre. Não tenha a ilusão de que, com o tempo e lavagens, ela vai ficar macia, pois isso não acontecerá.

  3. Verifique o peso na hora de levar sua toalha. Uma toalha muito leve não enxugará bem, ao passo que uma muito pesada será mais difícil de secar e pode mofar.

Esperamos que você tenha gostado do nosso post de hoje. Agora que você já sabe como escolher toalhas de banho, que tal ficar uma expert também em mantas para a decoração de sua casa? Até a próxima!