Você sabia que existem truques de jardinagem para deixar o seu jardim ainda mais bem cuidado e bonito? É isso mesmo! Quando você decide ter uma hortinha ou algumas plantas em vasos, é indispensável alguns cuidados para que todas elas tenham um bom desenvolvimento, uma beleza radiante e uma estrutura bastante forte.

Caso contrário, pragas podem surgir, flores e folhas podem murchar e as raízes podem apodrecer. Ficou interessada? Confira este post!

1. Retire todas as ervas daninhas

As ervas daninhas são responsáveis por dificultar o crescimento das plantas e por impedir a qualidade de seu desenvolvimento. Por esse motivo, deixe toda a área limpa, retirando as ervas com arrancadores (utensílio próprio para esse trabalho) ou até mesmo com a mão.

Aproveite também para retirar folhas e flores secas, galhos ou quaisquer outros resíduos que caem e que, além de deixar um aspecto estranho, podem afetar o caule e danificar as raízes.

2. Regue corretamente as plantas

Não adianta regar o seu jardim quando as temperaturas estão muito altas, pois o próprio calor faz com que a água evapore rapidamente. Assim, o ideal é que essa tarefa seja feita sempre quando as temperaturas estão mais baixas, preferencialmente pela manhã.

À noite, existe a possibilidade de que as partículas de água fiquem por muito tempo sobre as folhagens o que pode acarretar várias doenças nas suas plantas.

Regue bem próximo ao solo e sempre que necessário afinal, isso depende do tipo de solo e da espécie da planta. No geral, é possível dizer que o jardim necessita de água quando as flores e folhas estão visualmente “caídas” ou quando o solo está seco demais.

3. Utilize adubos naturais

Talvez você já saiba que adubos químicos levam substâncias fortes e prejudiciais para as suas plantas, não é? Por isso, é essencial que você utilize adubos naturais, preferencialmente orgânicos.

Cascas de frutas e vegetais, saquinhos de chá, restos de verduras, aparas de gramas ou até mesmo dejetos de animais previamente tratados e curtidos (você encontra esse adubo pronto em lojas especializadas) são sempre boas pedidas.

Faça a adubação mensalmente e em períodos mais quentes, pois no inverno pode ser que as plantas percam os seus botões florais. Prefira começar a fazer isso logo após o aparecimento dos primeiros frutos.

4. Deixe o solo bem arejado

Deixar a terra do vasinho muito compactada pode dificultar o crescimento da planta. Por isso, utilize um garfo ou um arejador de solo para afofar bem a terra e descompactá-la isso possibilita a respiração e favorece a entrada do oxigênio nas raízes de maneira bem profunda.

Se você quiser melhorar ainda mais a qualidade do solo, é possível usar uma mistura básica feita com areia, terra e terra vegetal ou usar um pouco de farinha de ossos, farinha para peixes e nitrato de potássio. Todas essas substâncias são encontradas em lojas especializadas.

5. Faça a poda das plantas

Para que as flores e os frutos possam crescer saudáveis, é importante que você faça a poda periódica das plantas, retirando folhas e galhos secos, danificados, mais velhos ou mal formados. Para isso, não é preciso um especialista. Você mesma pode podar as plantas, com cuidado, com uma tesoura de jardinagem ou de poda.

É isso! Agora que você já conhece os truques de jardinagem, não perca tempo e deixe o seu jardim ainda mais lindo. Lembre-se: para manter suas plantas bonitas e perfumadas, é fundamental que você tenha cuidado e siga todos os passos importantes, tudo bem?

Gostou do nosso post? Então veja quais são as melhores plantas para incrementar a decoração da sua casa. Até breve!