Ter uma casa bonita, aconchegante e arrumada é o desejo de muita gente. Mas para isso é fundamental investir em uma decoração inteligente, que permita um melhor aproveitamento dos espaços e uma otimização do lar, impactando positivamente a organização e também a limpeza dele.

Por essa razão, reunimos algumas dicas simples e eficazes para ajudar você nessa missão. Confira!

1. Priorize cores claras

Para começar, priorize as cores claras nos cômodos. Tons brancos, cinzas e pastel, por exemplo, refletem melhor a luminosidade, o que deixa os ambientes bem iluminados.

Além disso, uma paleta de cores claras gera um efeito de amplitude, deixando o espaço visualmente maior.

2. Integre ambientes

Ao integrar ambientes, como sala e cozinha, você diminui o número de paredes e aumenta o espaço. Assim, maximiza a iluminação, amplia a ventilação e, de quebra, ainda deixa os cômodos mais próximos e inclusivos para a interação entre familiares e convidados.

3. Invista em móveis multifuncionais e planejados

Móveis planejados são uma ótima alternativa para evitar excessos no mobiliário que acabem sobrecarregando os ambientes. Afinal, eles se adequam às medidas do cômodo e são instalados de forma embutida, o que permite um melhor aproveitamento do espaço.

Outra vantagem é que as peças podem ser multifuncionais, com bancadas retráteis que se convertem em mesas, balcões com armário inferior que pode ser utilizado como minibar, mesas laterais que funcionam como rack, etc.

4. Opte por portas de correr

Um recurso que você pode adotar no seu lar para ganhar amplitude e facilitar a circulação sem abrir mão da sua privacidade é instalar portas de correr em vez dos modelos convencionais. Além de práticas, de fácil uso e com um forte apelo estético, elas ainda permitem uma maior integração entre os ambientes.

5. Use espelhos para uma decoração inteligente

Os espelhos são ótimos aliados quando você deseja aproveitar melhor os espaços em ambientes pequenos. Quando posicionados contra a luz, eles ampliam a iluminação no cômodo onde estão inseridos.

Além disso, seu posicionamento em cantos estratégicos, como no fundo do corredor ou próximo à mesa de jantar, ajuda a dar profundidade ao ambiente, deixando-o visualmente maior.

6. Aposte na iluminação natural

Espaços com pouca iluminação natural sofrem com o abafamento gerado tanto pela falta de ventilação quanto pelo excesso de luz artificial, especialmente de dia. Por isso, invista na criação de janelas e claraboias, especialmente em cômodos como os quartos e a cozinha, para revitalizar o interior da sua casa.

Outra possibilidade é a substituição de portas tradicionais que ligam a casa a varandas ou jardins por materiais total ou parcialmente transparentes.

7. Utilize os espaços verticais

Outra dica bastante útil para aproveitar mais os espaços e deixar os ambientes menos sobrecarregados é utilizar melhor as superfícies verticais por meio de prateleiras, nichos e aparadores aéreos, por exemplo. Dessa forma, a necessidade de móveis, como estantes e armários, diminui — o que aumenta a área de circulação.

8. Prefira modelos de sofás únicos

Para uma decoração inteligente na sala, evite o uso de conjunto de sofás. Eles ocupam muito espaço, especialmente quando o ambiente é pequeno, e nem sempre são garantia de conforto.

No lugar, você pode adotar um modelo único retrátil, como um sofá-cama — visando a funcionalidade desse móvel —, ou incluir puffs e bancos que evitem o desperdício de espaço.

9. Evite a poluição visual

Por fim, para uma decoração inteligente e otimizada, evite cometer excessos que provoquem poluição visual. Especialmente quando se trata de acessórios decorativos, como almofadas, tapetes, cortinas, etc.

Antes de usá-los em qualquer cômodo, certifique-se de que suas texturas, tonalidades e estampas harmonizam com a paleta de cores do espaço para não sobrecarregá-lo.

Gostou das nossas dicas? Então não perca tempo e invista em uma decoração inteligente para que o seu lar fique do jeito que você sempre sonhou. Para saber mais, baixe o nosso e-book sobre como aproveitar melhor os espaços pequenos na sua casa!