Viver em um lugar bonito e tranquilo é o sonho de quase todo mundo, não é mesmo? Por isso, todo esforço é válido para deixar a casa mais atraente e moderna! O que você acha de aprender a decorar gastando pouco? Assim, todos ficarão impressionados quando virem a beleza e a elegância do seu lar!

Para renovar o visual de um ambiente, não é, obrigatoriamente, preciso sacrificar o seu bolso com obras e reformas caras. Pelo contrário, medidas simples, como a troca de cortinas e acessórios, podem transformar o design de um lugar, deixando-o vistoso e diferenciado.

Quer saber como deixar a sua sala de estar aconchegante, gastando pouco? Então, não perca as 5 dicas que separamos para você!

1. Surpreenda com a capa para sofá

Essa peça pode ser um coringa para disfarçar a aparência envelhecida do sofá, sem precisar recorrer à reforma ou à compra de uma mobília nova. Mesmo se o estofado estiver em bom estado, você pode recorrer ao uso de capa para sofá para incrementar a decoração e mudar a cara do recinto.

Isso é possível porque, além de disfarçar os desgastes do móvel e protegê-lo, esse item ainda pode imprimir cor e textura ao espaço. Para inovar ainda mais, você pode adquirir várias peças e trocá-las de tempos em tempos.

 A escolha do revestimento deve levar em conta as tonalidades empregadas em todo o espaço. Para impactar o visual e parecer que você repaginou toda a sala, uma ótima opção é a alternância de texturas e cores. Para conseguir esse efeito, você pode usar, ora cores neutras e texturas mais arrojadas, ora cores quentes e texturas mais suaves.

2. Aposte na versatilidade das almofadas

As almofadas são indispensáveis para quem quer decorar gastando pouco. Elas agregam cor e alegria ao recinto, com muitas possibilidades de combinações com os mais diversos temas de ornamentação.

Sendo assim, se o sofá e a capa possuem tons neutros, por que não apostar em almofadas mais coloridas e, até mesmo, estampadas? Já os sofás em cores quentes, ficam uma graça com almofadas em tons lisos, formando uma paleta de cores degradê.

O importante é que elas mantenham sempre um padrão, combinando com o restante da sala e criando harmonia na decoração. A qualidade dos tecidos e do enchimento também contam na hora de conferir conforto e durabilidade ao produto.

Se você tem alguma mobília antiga, como poltronas e bancos, pode usar almofadas para dar cara nova a esses móveis. A mistura de elementos de épocas diferentes é tendência e deixa o ambiente elegante e charmoso.

Outra ótima ideia é trocar a capa das almofadas de acordo com as estações do ano. Já pensou, que máximo, transportar a elegância do inverno, o colorido da primavera, a serenidade do outono e a alegria do verão para a sua sala de estar?

3. Eleja um belo tapete para valorizar a sala

Em pisos sem carpete, o tapete é uma ótima opção para deixar a sala confortável e chique. Atente para a escolha desse artigo, buscando bom gosto e proporcionalidade na composição do ambiente como um todo.

 O tapete não precisa ficar, necessariamente, preso sob o sofá, mas ele precisa ter as dimensões que harmonizem com o ambiente Então, uma sala ampla combina com um tapete que ocupe mais espaço. Já uma sala menor, pede por uma peça mais modesta, como os tapetes que acompanham as dimensões da mesa de centro.

Quanto às padronagens e aos materiais, é aconselhável investir em produtos que aliem preço e qualidade. Nessa escolha, busque os tipos que arrematem, com glamour, todo o conceito de decoração.

 Os modelos estampados, tipo belga ou oriental, ou os felpudos, estilo shaggy, trazem estilo e aconchego para o cômodo, sem elevar demais os gastos.

Esse item, tão tradicional e apreciado há séculos, também pode ser usado na parede, como um quadro, mostrando o seu gosto pela arte. Eles podem reproduzir os mais variados desenhos, como paisagens e mosaicos.

4. Alie-se à beleza das cortinas

Outro elemento decorativo que precisa estar sempre presente na sala é a cortina. Afinal, elas agregam privacidade e conforto ao espaço, ao ajudar no controle da iluminação e da climatização. Isso, sem falar na beleza proporcionada por essas peças.

Vale a pena misturar materiais pesados com outros mais leves, como uma cortina estilo voil com uma de linho, por exemplo. Outro quesito importante é o tamanho da cortina, que deve cobrir toda a janela, mas sem arrastar demais no chão.

Quanto às cores e estampas, as opções são bem ecléticas e podem se adaptar a todos os gostos. Vale lembrar que os tons neutros e clássicos nunca saem de moda. No caso de dúvida, deixe o bom senso com uma pitada de ousadia te guiar para a melhor escolha.

5. Dê atenção especial às paredes

Você cuidou do sofá, do chão e das janelas. Agora, que tal dar uma atenção especial à decoração das paredes? Afinal, elas podem ser usadas para dar um up ao visual de qualquer cômodo.

O ideal é que essas estruturas recebem uma base de cores neutras. Dessa forma, é possível brincar e ousar na incorporação de diversos elementos decorativos.

Algumas intervenções podem melhorar a sensação de amplitude ou tornar o ambiente o mais intimista. Um bom exemplo disso são os espelhos, que potencializam a iluminação, fazendo o espaço parecer mais amplo.

Os espelhos instalados acima de móveis de madeira, como aparadores e mesinhas clássicas dão um tom de mistério e requinte ao lugar.

Ornamentos como quadros, porta-retratos e pratos decorativos, fixados na parede, contam um pouco sobre você e a sua família, personalizando o design. Uma boa sugestão é você mesmo cuidar dessa tarefa. Assim, além de economizar, a sua família vai ficar feliz com esse carinho especial.

Outra excelente maneira de deixar as paredes vistosas e charmosas é a colocação de papel de parede e adesivos. Sabia que esse revestimento voltou com tudo e os modelos estão cada qual mais lindo do que o outro! Aposte então, nessa ótima solução, cujos preços são bem acessíveis e realce as paredes da sua residência!

Tenha certeza de que tanto empenho e tamanha dedicação vão deixar a sua sala de estar linda e convidativa. Com isso, além de proporcionar bem-estar e tranquilidade para toda a sua família, você deixa a sua residência pronta para receber os seus convidados com muito estilo.

Viu como é perfeitamente possível decorar gastando pouco? Então, aproveite para colocar em práticas as nossas dicas. Aí, é só se preparar para receber muitos elogios, por sua criatividade e bom gosto.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para curtir também nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!