Decorar a sala de estar não significa, necessariamente, conviver com marteladas pelas paredes, tinta para todo o lado e um rombo na conta no final do mês. Pelo contrário: com algumas apostas simples, você pode mudar totalmente o visual do ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante e com a sua cara. Se você quer saber como fazer para decorar gastando pouco, veja essas 5 dicas de itens indispensáveis para a sala perfeita!

Inove na capa para sofá

Se o seu sofá está um pouco desgastado ou com uma aparência que não te agrada mais, você não precisa comprar um novo para conseguir uma decoração mais bonita. Em vez disso, que tal optar por uma capa para sofá?

Além de disfarçar os desgastes do móvel e protegê-lo, essa capa ainda vai injetar cor e textura no seu ambiente. Se quiser uma decoração cheia de estilo, dá para comprar mais de um modelo e ir variando ao longo das semanas, criando sempre novas composições na sala.

Tenha almofadas que combinem com o ambiente

Ainda falando no sofá, as almofadas fazem toda a diferença na hora de criar um ambiente mais aconchegante, divertido e colorido. Se o sofá e a capa possuem tons neutros, por que não investir em almofadas mais coloridas e até mesmo estampadas?

O importante é que elas mantenham sempre um padrão, combinando com o restante da sala e criando harmonia na decoração. Cadeiras da mesa de jantar e poltronas, por exemplo, também ganharão mais estilo com assentos coloridos.

Escolha o tapete perfeito para o seu cômodo

A menos que sua sala tenha carpete, o tapete é um dos itens mais indispensáveis no ambiente, por ser muito característico da sala de estar. Na hora de escolher, entretanto, vale a pena tomar alguns cuidados, e o tamanho é o principal.

O tapete da sala não precisa ficar necessariamente preso em baixo do sofá, mas ele precisa ter proporção. Se a sala for muito ampla, ela precisa de um tapete um pouco maior, que ocupe melhor o espaço. Já uma sala menor, combina bem com um tapete embaixo apenas da mesa de centro, por exemplo.

Quanto às cores, padronagens e materiais, vale a pena investir em peças que deem personalidade. Tapetes estampados, tipo belga ou oriental, ou felpudos, estilo shaggy, trazem estilo e aconchego para o cômodo, sem elevar demais os gastos.

Aposte na cortina ideal

Outro item que precisa estar presente na sala é a cortina. Além de ser um elemento que garante privacidade e conforto, quanto à iluminação e temperatura, também é uma peça importante para a beleza da sala.

Vale a pena misturar materiais pesados com mais leves, como uma cortina estilo voil com uma de linho, por exemplo. O tamanho também é importante e a cortina deve cobrir toda a janela, mas sem arrastar demais no chão.

Inclusive, dá para apostar em cortinas com camadas mais neutras e outras estampadas, ou de cores mais intensas. Se ficar na dúvida, tons neutros e clássicos sempre caem bem.

Não se esqueça das paredes para decorar gastando pouco!

Você cuidou do sofá, do chão e das janelas. Mas ainda falta algo: a decoração das paredes! Elas também merecem bastante atenção e você pode criar uma sala mais ampla ou mais intimista utilizando alguns objetos.

Espelhos, por exemplo, aumentam a iluminação e o espaço, dando sensação de amplitude. Quadros, molduras e até mesmo pratos na parede trazem personalidade e contam um pouco sobre quem você é. Também dá para investir em papéis de parede e adesivos em vinil. São itens que não custam muito e, se combinados com estilo e criatividade, dão uma nova cara à sua sala.

Decorar gastando pouco para criar uma sala de estar aconchegante é mais fácil do que você imagina. Com essa lista de itens indispensáveis, você terá um ambiente mais propício para ver um filme, receber os amigos ou mesmo descansar após um dia de trabalho.

Curtiu essas dicas? Então aproveite para curtir também nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!