Na hora de renovar o enxoval e comprar novas peças para a casa, é importante estar atenta às medidas dos colchões e aos lençóis para forrá-los.

Atualmente, existem diversos tipos e tamanhos de camas e colchões, de modo que, sem observar esses detalhes, pode ser que um determinado lençol não seja adequado.

Sendo assim, aproveite o novo post Casas Franklin e entenda agora como escolher o lençol para o tamanho da cama.

Diferentes tipos de colchões e suas especificações

1. Berço

O colchão de berço possui como medida padrão 0,60 x 1,30m. O lençol de forrar a cama deve ter no mínimo 1,07 x 1,75m, e o de cobrir deve ter 1,05 x 1,60m.

Ficar atenta a essa metragem evitará erros e trocas desnecessárias, mas o mais aconselhável é medir as dimensões do colchão, já que podem existir diferenças.

2. Infantil

O colchão infantil é um pouco maior que o colchão para berço. À medida que a criança cresce, talvez não seja mais possível aproveitar o jogo de lençol de quando ela era bebê.

A medida padrão para o colchão é de 0,70 x 1,50m. Já o lençol de forrar deve medir ao menos 1,20 x 2,00m, enquanto o de cobrir deve ter 1,30 x 2,15m.

3. Solteiro

O colchão de solteiro tem como medidas 0,88 x 1,88 x 0,15 a 0,25m. Para esse tipo é mais fácil adequar o lençol, já que as metragens e os tipos de roupas de cama não variam tanto como em outros casos que falaremos mais adiante.

4. Solteiro Extra ou Cama de Viúva

É um pouco mais trabalhoso encontrar um lençol adequado, pois essas camas não são mais tão usados. É um tipo mais confortável que a de solteiro, mas é menor que uma cama de casal. As dimensões de colchão são 1,20 x 1,98 x 0,30 a 0,40m. Para o lençol de forrar, a metragem deve ser 2,10 x 2,60m, e para o de cobrir o tamanho mínimo é 2,00 x 2,55m.

5. Casal

A cama de casal é uma das mais vendidas. Encontrar um lençol adequado não é tarefa complicada, pois as lojas dispõem de grandes variedades de jogos para esse tipo de cama. O mais importante é lembrar as dimensões básicas: 1,38 x 1,88 x 0,15 a 0,25m.

6. Queen

Esse modelo de cama mais moderno e confortável requer um espaço maior no quarto, e também alguns cuidados na hora de escolher o lençol.

Nos modelos de cama Queen, pode haver um tipo de cobertura no colchão denominado pillow top, que é uma camada extra de espuma embutida na parte superior. Ela proporciona mais conforto, mas também aumenta a altura.

Tem como dimensões básicas as seguintes medidas: 1,58 x 1,98 x 0,15 a 0,25m, porém é bom confirmar a metragem quando for comprar um lençol.

7. King

A cama King é ainda maior que a Queen e, por isso, é muito confortável e luxuosa. Suas dimensões são: 1,78 x 1,98 x 0,30 a 0,40m.

Nesse modelo também é bastante comum a presença do pillow top, de modo que os cuidados e observações devem ser redobrados na hora das compras.

Dicas para escolher o melhor lençol

Além de conhecer os tamanhos e demais especificações dos colchões disponíveis no mercado, é importante seguir outras dicas para escolher os lençóis perfeitos para sua casa. Confira!

Tire as medidas da cama

Não basta conhecer o tamanho dos variados tipos de lençol. É necessário saber, também, as dimensões da sua cama para adquirir o lençol ideal. Portanto, não deixe de tirar as medidas, para confirmar se o lençol vai caber. Esse cuidado evita erros no momento da compra. Fica a dica!

Conheça as diferenças entre os tecidos

A qualidade e o tipo do tecido são fatores essenciais para garantir o perfeito ajuste do lençol ao colchão. Isso porque um tecido que estica levemente atende a dimensões diferentes de tecidos que não esticam. Assim. que lençóis de malha, por exemplo, são flexíveis, enquanto o percal vai atender exclusivamente ao tamanho a que se propõe.

Os principais tecidos utilizados na confecção de lençóis são:

  • microfibra: é um tecido sintético. Sua composição é poliéster ou poliamida. A microfibra é resistente e antialérgica, por isso, é utilizada na confecção de edredons, colchas e lençóis;
  • percal: pode ser puro (100% algodão) ou misto (50% algodão e 50% poliéster). Não cede, é agradável ao toque e oferece conforto térmico;
  • flanela: quentinha e macia, a flanela é utilizada na produção de lençóis invernais. O material é altamente durável;
  • algodão egípcio: esse tecido é fino, elegante e sofisticado. Suas fibras são longas e macias, o que assegura muito conforto. A durabilidade também é um diferencial desse tecido;
  • 100% algodão: tecido macio, antialérgico, fresco e comercializado a preços acessíveis. Os lençóis mais populares são justamente os de algodão;
  • malha: a malha é um tecido resistente, confortável e maleável. Como se não bastasse, tem a vantagem de não precisar ser passado;
  • seda: é um material natural que retém bastante calor. É belo e requintado, porém, muito escorregadio;
  • linho: esse tipo também retém calor, mas, ao contrário da seda que é lisa, o linho é um tecido áspero. O valor é elevado, se comparado a outros tipos de lençóis.

Compre lençóis em uma loja de confiança

Comprar o enxoval de roupa de cama em uma loja de confiança também ajuda a garantir que o tamanho do lençol será adequado para o seu colchão. As boas lojas fornecem informações completas sobre o produto, incluindo as dimensões do lençol e a indicação de uso.

Sendo assim, ao adquirir roupas de cama em lojas virtuais e físicas, atente para a descrição e características dos produtos. Se for necessário, esclareça as dúvidas com os vendedores antes de efetuar a compra. No caso de uma loja online, é possível enviar uma mensagem na página de contatos, para tirar todas as dúvidas sobre os itens e formas de pagamento.

E aí, gostou do nosso artigo? Se você curtiu o texto, veja quando é hora de trocar o colchão e garanta uma boa noite de sono!