Você já ouviu falar do travesseiro de corpo? Ele é uma versão de tamanho maior que o normal, variando entre 1,3 m a 3,30 m, que combina o apoio de 3 almofadas em um único modelo.

Esse formato diferenciado resulta em noites de sono mais tranquilas, já que ele é capaz de se adaptar perfeitamente às curvas do corpo, mantendo a postura alinhada e evitando dores musculares. 

Quer saber mais detalhes sobre o produto? Então, continue conosco! A seguir, você confere 8 motivos para aderir a essa novidade no seu lar!

1. Ele é dimensionado para o corpo

Antes de dormir, muitas pessoas esquecem que devem colocar um travesseiro entre as pernas para ajudar a alinhar a postura durante o sono. O resultado disso são noites mal dormidas e possíveis dores nas costas e na nuca.

Para acabar com esse problema, o travesseiro de corpo molda-se perfeitamente à sua anatomia corporal, oferecendo o suporte necessário sob medida. Tudo isso alivia a pressão da coluna, diminui o atrito entre joelhos e tornozelos e aumenta o conforto muscular.

2. O travesseiro melhora o sono de quem dorme de lado

Você já deve saber que dormir de lado ou de barriga para cima são as posições mais recomendadas pelos ortopedistas, certo? Nesse sentido, o travesseiro de corpo é extremamente indicado para quem costuma descansar de lado, já que ele fornece um suporte perfeito para ombros e quadris — o que, consequentemente, evita dores musculares. 

Mas isso não quer dizer que quem dorme de barriga para cima não pode se beneficiar com o travesseiro. Nesse caso, contudo ,o mais indicado é adquirir um modelo em formato de U, já que ele se adéqua melhor ao corpo humano nessa posição. 

Já se você dorme de bruços, atenção: segundo os médicos, essa posição é extremamente prejudicial. Isso ocorre porque a pessoa acaba forçando excessivamente a região lombar e cervical, causando desgaste e tensão aos músculos. Além disso, o pescoço fica completamente torto, o que pode ocasionar incômodos durante todo o dia.

As grávidas precisam ter uma atenção ainda maior. O ideal é que elas durmam de lado, já que essa posição melhora o fluxo sanguíneo do útero e ajuda a diminuir inchaços característicos deste período da vida da mulher. 

Nesse sentido, o travesseiro de corpo é um excelente aliado das futuras mamães. Afinal, ele alinha a coluna, apoia os ombros e ainda oferece um suporte perfeito para a barriga — além de melhorar o sono, ele evita que a mulher sinta dores durante o dia.

3. Existe uma variedade de matérias-primas para sua confecção

Assim como acontece com o travesseiro tradicional, há quem adote um modelo do travesseiro de corpo como o seu preferido devido ao material utilizado na sua confecção. Por isso, não se preocupe se você gosta mais do seu com espuma, penas, algodão ou mesmo látex.  Há versões para agradar a todos os gostos.

E se você ainda tem dúvidas sobre qual tipo de travesseiro comprar, conheça as características de alguns modelos:

  • plumas ou penas de ganso: são extremamente macios. Porém, esse modelo não é muito recomendado para quem dorme de lado, já que ele pode se deformar além do necessário;
  • poliuretano: indicados para quem descansa de lado, são macios e não se deformam facilmente;
  • látex: feito de espuma perfurada, ele mantém os microorganismos longe, sendo ideal para pessoas alérgicas. Além disso, esse travesseiro se adapta bem em qualquer posição;
  • espuma viscoelástica: conhecida como a “espuma da NASA“, o material evita dores musculares e melhora a circulação sanguínea;
  • microfibra: são confortáveis, leves e flexíveis. Porém, costumam absorver o calor do corpo, não sendo indicados para regiões muito quentes.

Além dessas matérias-primas citadas, existem muitas outras! Por isso, é sempre legal procurar uma loja especializada a fim de descobrir qual material vai melhor atender as suas expectativas.

4. O travesseiro de corpo garante conforto térmico

Por ser feito de diferentes materiais, é possível encontrar um travesseiro de corpo que se adapte com maior facilidade à temperatura corporal, garantindo um maior conforto e equilíbrio da sensação térmica.

Esses  modelos permitem, assim, que o fluxo de ar seja contínuo entre as fibras do tecido do travesseiro e os lençóis da cama. Tudo isso sem prejudicar a sua transpiração, o que garante uma noite de sono ininterrupta.

5. Existem formatos diferenciados

Além do modelo retangular que é o mais comum no mercado, existem fabricantes que desenvolvem modelos em formatos maiores, tipo U, e também mais maleáveis e anatômicos, como o “minhocão”. Este último, inclusive, por ser multifuncional, pode ser usado também como encosto e travesseiro de amamentação.

6. O modelo ajuda a prevenir problemas de coluna

Como já dissemos, o travesseiro de corpo ajuda você a dormir da maneira mais indicada por ortopedistas, mantendo, assim, sua coluna na posição correta.

E isso tem um impacto positivo que vai muito além de uma noite bem dormida, pois com o uso contínuo desse modelo de travesseiro você evita deitar-se em posições prejudiciais à sua saúde que podem ocasionar lesões ou mesmo problemas na coluna cervical, torácica e lombar. Com o tempo, você vai perceber como a sua qualidade de vida melhorou com o uso do produto!

7. Alguns produtos têm capas laváveis

Além de oferecem benefícios para a nossa saúde, alguns travesseiros são bastante práticos. É o caso dos modelos que vem com uma capa lavável. Desse modo, você não precisará comprar fronhas especiais. Basta retirar a capa e lavá-la quando quiser. 

No entanto, não se preocupe. Mesmo que o produto que não venha com o utensílio, é possível encontrar facilmente fronhas especiais em lojas especializadas. Há uma infinidade de modelos, estampas, cores e tamanhos para você escolher!

8. O travesseiro de corpo induz com mais facilidade o sono

Por envolver toda a sua extensão corporal, a muscular e o alinhamento do dorso, o travesseiro de corpo promove o relaxamento físico, que, aliado ao conforto e aconchego do produto, induz ao sono com mais rapidez e facilidade. Isso pode resultar em uma ferramenta eficiente no tratamento da insônia e até mesmo da apneia do sono.

Viu como não faltam motivos para você ter um travesseiro que envolve todo o seu corpo? Afinal, essa é uma maneira simples e prática para garantir uma noite de sono mais tranquila e relaxante para aliviar o estresse do dia a dia e ter mais disposição para as tarefas do cotidiano.

Agora que você ficou por dentro das vantagens do travesseiro de corpo, que tal conferir como a troca de travesseiro pode favorecer a sua rinite alérgica?