Hoje em dia, qualquer espaço disponível nas grandes cidades vale ouro! Cada vez mais verticalizados e reduzidos, não é a toa que a oferta de pequenos apartamentos (de até 60 metros quadrados) aumentou.

Surge, então, o desafio de deixá-los aconchegantes e receptivos. Aliar conforto, funcionalidade e beleza estética à decoração de um pequeno apartamento requer atenção. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de decoração que farão seu apartamento parecer maior. Confira!

Aposte em espelhos

Espelhos são grandes aliados na decoração, pois trazem leveza, suavidade e sensação de um espaço mais amplo. Em salas de estar, espelhos que vão do piso ao teto combinam perfeitamente, dando um visual bonito e moderno, além de favorecerem a iluminação do cômodo.

Porém, é preciso atenção ao utilizá-los, pois é fundamental que o ambiente esteja “pronto” para recebê-los. Como os espelhos refletem tudo que há ao redor, atente-se para manter o cômodo sempre limpo e organizado. Se instalados em locais onde há um acúmulo de objetos ou uma bagunça constante, certamente darão maior destaque a essa bagunça, passando a impressão de uma desorganização ainda maior.

Invista em cores claras

Uma das dicas de decoração que nunca sai de moda é investir em cores claras para a ambientação de um espaço pequeno. Tons mais suaves nas paredes e móveis grandes, por exemplo, garantem um clima leve e sofisticado. Mas não precisa ficar apenas no branco tradicional (e deixar seu apartamento com cara de sala de espera). É possível mesclar alguns elementos com cores mais fortes, apostando em uma das paredes coloridas ou em objetos de decoração mais vibrantes. Assim, o espaço continuará transparecendo leveza, porém com um toque a mais de personalidade.

Explore móveis com compartimentos embutidos

Existem diversos móveis como poltronas, sofás e camas que possuem compartimentos embutidos, ideais para guardar objetos que ficam largados pela casa. São apostas que inserem versatilidade e funcionalidade à sua decoração, aproveitando ao máximo o espaço disponível.

Contudo, fique atenta para não exagerar no tamanho dos móveis! Mesmo que possuam compartimentos que facilitarão muito a funcionalidade do cômodo, móveis grandes demais podem roubar a cena e o espaço, sendo um “elefante branco” na sua decoração. 

Escolha sofás adequados

A escolha do sofá é uma das dicas de decoração que exige sempre muita atenção! Se sua sala é pequena, evite mobiliá-la com dois desses móveis (geralmente, de 2 e 3 lugares). Isso pode causar um efeito reverso e, ao invés de compor um ambiente aconchegante e intimista, pode acabar “sufocando” sua sala e causando problemas na circulação pelo cômodo e o bloqueio de portas e janelas. Dessa forma, opte por um único sofá, acompanhado de uma poltrona ou dois puffs, por exemplo.

Outra dica bastante prática é escolher sofás e poltronas de braços abertos e pernas expostas, que darão mais suavidade ao espaço.

Não abuse dos quadros

Encher as paredes com muitos quadros e objetos pendurados não é uma boa ideia nessa hora. O excesso de informação na decoração pode causar a impressão de que o espaço está desorganizado e caótico.

Você não precisa se livrar daqueles quadros que tanto adora, porém lembre-se de deixar bons espaços de “respiro” nas paredes. Opte então por molduras mais finas e leves, que não pesam muito na estética e inserem personalidade à decoração.

Dê dinamismo à sua cozinha

Para uma cozinha reduzida, soluções compactas. No mercado há uma variedade de tamanhos e modelos de eletrodomésticos, feitos sob medida para os mais variados espaços. Portanto, aposte sempre em aparelhos compactos para sua cozinha!

O fogão cooktop é uma das dicas de decoração preferidas pelos arquitetos hoje em dia! É aquele que possui apenas a parte de cima, com as bocas instaladas sobre uma bancada. Dá um toque mais clean e moderno ao ambiente e amplia também a área de aproveitamento da cozinha, já que não possui um forno acoplado embaixo dele.

Outra boa opção é a utilização de áreas de refeição retráteis. Uma mesinha embutida no armário ou uma pequena bancada dobrável instalada na parede, por exemplo, trazem a versatilidade e dinamismo necessários ao seu dia a dia. Prático, rápido e moderno!

E aí, gostou dessas dicas de decoração para pequenos espaços? Tem outras pra ensinar? Deixe seu comentário e conte para nós.