Etiqueta e bons modos à mesa são indispensáveis, não é mesmo? Usar os talheres certos para cada tipo de refeição e montar a mesa da maneira correta é o princípio básico da elegância. Por isso, preparamos este material que vai tirar todas as suas dúvidas sobre jogo de talheres.

Vamos explicar como posicioná-los à mesa, a ordem correta de uso e para qual tipo de refeição cada peça é destinada. Vem com a gente e arrase nos jantares entre amigos!

Talheres principais

Estão nesse grupo a colher, garfo e faca usados na refeição principal. Devem ser posicionados de fora para dentro, de acordo com a ordem em que os pratos serão servidos. Sendo assim, os talheres posicionados de fora (mais longe do prato) devem ser utilizados primeiro.

Colheres

Itens mais simples do jogo de talheres, as colheres são usadas para sopas, sobremesas, chá e café — sendo que o tamanho varia justamente de acordo com a funcionalidade: as de sopa são as maiores e as de café, as menores.

Na mesa, elas devem estar sempre ao lado direito das facas.

Garfos

O garfo é usado para pegar o alimento sólido e levá-lo à boca. O maior deles é usado no prato principal e o menor, para a sobremesa. Existem, ainda, garfos exclusivos para peixes (com três dentes) e para saladas — no geral, menores que o garfo do prato principal.

Posicionamento na mesa: o garfo principal (maior) deve ser colocado à esquerda do prato. Os demais garfos são colocados à sua esquerda ou direita, dependendo da ordem de uso.

O garfo para peixe, quando necessário, deverá ser colocado à esquerda do garfo principal, pois será usado primeiro. Já o de salada, deverá configurar à esquerda quando a salada for servida antes do prato principal ou à direita, se as folhas e vegetais forem servidos após o prato principal.

Facas

As facas são os itens mais diversos do jogo de talheres. Aquelas usadas com o prato principal são as maiores e apresentam serras mais discretas. Já as menores são usadas para sobremesas e manteiga.

Além delas, ainda existem as facas específicas para peixes (com um formato que lembra um diamante, são pontudas e não possuem corte; sua função é ajudar na separação dos espinhos) e churrasco — com serras mais aparentes, ideais para o corte de carnes.

A faca do prato principal deve ser colocada à direita do prato. Já a faca de peixe ou de churrasco deve estar ao lado direito da faca de jantar.

Talheres de sobremesa

Os talheres de sobremesa são menores que os principais e devem estar posicionados sempre acima do prato. A colher e garfo ficam virados para a esquerda, já a faca deve estar virada para a direita.

Dicas de etiqueta à mesa

  • segure o garfo com a mão esquerda e a faca com a direita. Caso não consiga comer dessa maneira, troque os talheres de posição com sutileza;

  • não cruze os talheres ao finalizar a refeição. Posicione-os paralelamente dentro do prato, apoiando-os na borda direta. A faca deve estar com as serras viradas para a direita e o garfo com os dentes para cima;

  • durante as pausas na refeição, os talheres devem estar sempre dentro do prato, o garfo do lado esquerdo e a faca do direito. Eles podem se encontrar ou não;

  • não fale nem gesticule com os talheres nas mãos;

  • após usar a colher de sopa, deixe-a apoiada ao prato auxiliar, servido sob o principal;

  • pães, assim como frango a passarinho e canapés, devem ser comidos com as mãos;

  • massas devem ser partidas, quando necessário, com o auxílio do garfo e colher, nunca usando a faca.

Pronto, seguindo as nossas dicas você estará preparada para esbanjar elegância e etiqueta com o jogo de talheres à mesa!

Quer ficar por dentro de outras dicas para deixar sua casa ainda mais linda? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão nossas novidades!