Com a chegada do verão, não há nada melhor do que preparar aquele bom churrasco para os amigos, não é mesmo? É uma ótima opção para se divertir, colocar o papo em dia e aproveitar esses dias longos e quentes.

Embora seja um evento informal, entre amigos ou com a família, um bom planejamento é muito importante. Isso inclui definir a quantidade de pessoas, o local, o que vai ser servido e a maneira de receber os amigos. Ficou interessado? Continue a leitura do post e confira agora algumas ótimas dicas!

Defina a quantidade de pessoas e de comida

O primeiro passo para organizar um bom churrasco é definir a quantidade de amigos e familiares que vão comparecer. Isso possibilita o cálculo mais exato de comida por pessoa, sem faltar ou sobrar demais.

Em ambientes informais, costuma-se utilizar cerca de 500 gramas de carne por adulto e 300 gramas para as crianças. É claro que alguns comem menos e outros mais, por isso é importante fazer essa média.

Outro ponto interessante é preparar alguns acompanhamentos, como um delicioso pão de alho, o arroz, a farofa e um molho campanha (popularmente conhecido como vinagrete).

Agrade todos os gostos

Nada de comprar só um tipo de carne para o churrasco, tudo bem? Lembre-se de que são vários amigos e cada um possui um gosto diferente.

O ideal é que a maior quantidade seja de carne vermelha, uma média de 300 g por pessoa (a maminha e a fraldinha possuem um ótimo custo-benefício, no entanto a picanha, o contrafilé e a alcatra são saborosas opções) e em menores quantidades, cerca de 200 g, a linguiça, o peixe e também o frango.

Na hora de servir, lembre-se de oferecer de tudo para todos, mas sempre com bom-senso. Como o ambiente é informal, ao lado de amigos, deixe que eles sintam-se à vontade e assim você pode ficar mais tranquila.

Compre as bebidas

Um churrasco não é feito só de carne, certo? A bebida é outra parte fundamental e que deve ser planejada, afinal ela precisa estar bem geladinha.

Para pessoas que bebem, calcule cerca de três garrafas de cerveja. Para quem não bebe, em média 600 ml de refrigerante ou suco. Você também pode incrementar com drinks de frutas ou caipirinha. Só não se esqueça do gelo e da água.

Uma ótima opção é combinar com os amigos para cada um levar o que for beber, assim, não vai ter nenhum problema!

Divida as despesas

Se você não está em condições de arcar com todos os custos do churrasco, não se preocupe! É muito normal que as contas sejam divididas e, com certeza, todos os amigos vão concordar. Se possível, combine com a galera para comprarem todos os produtos juntos com antecedência, assim, cada um paga uma parte.

Caso isso não seja viável, avise um dia antes que você fará a compra e depois a conta será dividida igualmente entre os convidados. É bem simples e não é preciso ter nenhum receio para falar isso.

Reaproveite as sobras

Nada de jogar as sobras do churrasco fora! Guarde tudo aquilo que já estiver pronto na geladeira e prepare um delicioso prato com as sobras.

Existem várias opções, desde um simples arroz com churrasco até uma deliciosa farofa. Aproveite e ainda chame alguns amigos para comer no dia seguinte.

Viu como a organização é importante em uma ocasião especial como o churrasco para os amigos? Essa é a forma mais segura para que o evento seja regado de alegria e diversão. Faça o momento valer a pena e repita sempre que der. Uma dica é combinar com a turma para que cada vez seja na casa de um.

Você conhece mais algum ponto fundamental para que o churrasco seja impecável? Deixe nos comentários e complemente o nosso post. Até a próxima!