As mudanças bruscas de temperatura fazem com que tenhamos noites quentes e abafadas e, em contrapartida, outras bem frias e aconchegantes. Essas variações térmicas atingem em cheio quem deseja separar o enxoval de roupa de cama de acordo com a estação.

E, então, surgem dúvidas sobre qual peça utilizar nessas situações. Mantas e cobertores de microfibra são sempre boas alternativas, mas você sabe diferenciá-los?

Deseja acabar de vez com as dúvidas na hora de escolher a melhor opção para se cobrir, especialmente naquelas madrugadas bem geladas? Então, não perca tempo e descubra agora mesmo as características de cada um desses itens, bem como dicas de cuidado e preservação para que seu enxoval dure por muito mais tempo. Vamos lá?

Microfibra

A microfibra é um tecido sintético feito de fibras de poliéster, náilon, raiom ou acrílico. Por suas características sintéticas, esse tecido é uma ótima escolha para quem busca conforto e facilidade de limpeza e conservação, já que a lavagem em máquina é segura (desde que seguidas as recomendações) e a secagem bem rápida.

Agora que sabemos o que é a microfibra, é hora de conhecer as principais características de mantas e cobertores para fazer a melhor escolha. Confira!

Mantas

As mantas são feitas de materiais mais leves do que os cobertores e, por isso, ocupam pouco espaço. Você terá facilidade de guardá-las em praticamente qualquer lugar, já que não preenchem muito volume quando dobradas.

Além disso, elas dão conta do frio por serem bem quentinhas e super leves, agradando àqueles que não gostam dos cobertores muito pesados. Sem contar que o toque da pelúcia cria a sensação ideal para o seu descanso.

Antigamente, as mantas eram feitas de lã ou de seda, mas sempre preservando o aspecto de leveza. Atualmente, encontramos modelos fabricados com microfibra, o que facilita a troca térmica e ainda possui um caimento perfeito.

Cobertores

Os cobertores de microfibra, embora sejam feitos de um material que tem como principais características a leveza e suavidade ao toque, costumam ser mais espessos e robustos que as mantas de mesma composição.

Contudo, vale ressaltar que os cobertores de microfibra ainda são mais leves e ocupam menos espaço que as roupas de cama compostas por materiais mais tradicionais e espessos, como é o caso dos edredons.

A melhor opção

Para definir qual a melhor opção para as noites mais frias, é importante que você considere a temperatura da região e, também, a finalidade do produto que pretende adquirir.

Evidentemente, os dois modelos servem para aquecer o corpo quando as baixas temperaturas surgem, mas cada um deles tem características que devem ser observadas antes de concluir a sua próxima compra.

Por exemplo, a manta pode desempenhar uma dupla função, servindo para forrar a cama como se fosse uma colcha — ou decorar o sofá da sala, conferindo um charme a mais ao ambiente.

Já os cobertores de microfibra são ideais em períodos mais instáveis de qualquer estação. Além disso, eles também são grandes aliados nas regiões mais frias do país, como no Sul, onde as temperaturas ficam muito baixas e, realmente, exigem uma proteção maior.

Cuidados com a lavagem e manutenção

Seja qual for a sua escolha — manta ou cobertor de microfibra —, o certo é que manter os cuidados com a limpeza desse tecido, usando a forma correta de lavagem, garante que seu enxoval dure por muitas noites frias.

Apesar de fácil manutenção, você sabia que a microfibra possui algumas restrições de lavagem? O uso de amaciante, por exemplo é contraindicado, já que pode obstruir e quebrar as fibras, reduzindo, assim, sua capacidade de limpeza.

Separamos, abaixo, alguns cuidados indispensáveis na hora de lavar suas mantas ou cobertores de microfibra. Acompanhe!

Use o ciclo para roupas delicadas

Devido à estrutura sintética do tecido, a lavagem na máquina é permitida — por isso, a microfibra é considerado um tecido tão versátil e inteligente. Porém, o ciclo da lavagem deve ser mais lento — e para roupas delicadas —, a fim de não danificar as fibras. Já a temperatura da água deve estar entre morna e fria, principalmente se o tecido for de cores quentes e vivas.

Se o seu objetivo é ampliar ainda mais a vida útil do seu enxoval de microfibra, a lavagem à mão é a melhor escolha.

Não use o método de centrifugação

Uma das vantagens da microfibra é justamente sua facilidade de secagem. Sendo assim, tanto a centrifugação quanto o próprio ato de torcer são desnecessários. O atrito do tecido com a máquina em velocidade alta, pode ocasionar a quebra das fibras e, com isso, gerar bolhas e fiapos.

Deixe os alvejantes bem longe da lavagem

Os alvejantes, como a água sanitária, aceleram a deterioração do tecido. Portanto, não são boas alternativas para a retirada de manchas, mofo e bolores de tecidos em microfibra.

Não misture peças

Peças de microfibra devem ser lavadas separadamente, até mesmo de outras roupas de cama. O contato com outros tecidos pode alterar sua composição têxtil, além de levar ao aparecimento de bolinhas, rugas, manchas e até mesmo quebra de fibras. Para evitar aquele manchado no tecido, use algumas técnicas infalíveis.

Nunca deixe o tecido direto no sol

O grande segredo para manter as cores vivas do seu cobertor ou manta de microfibra é garantir que eles sequem em local fresco, com sombra e boa corrente de ar. Para certificar-se de que a peça está realmente bem seca, alterne os lados regularmente.

Tenha cuidado com o uso da secadora

Secar peças de microfibra na secadora não é o mais indicado, pois pode causar o encolhimento do tecido. Contudo, se esta for a única opção, certifique-se de que a temperatura não esteja muito alta. Assim que o cobertor ou manta estiver seco, retire rapidamente da secadora para evitar o surgimento de rugas.

O legal é compreender que o tecido sintético torna esses produtos extremamente versáteis, bonitos, e aconchegantes. Vale a pena contar com eles no enxoval da sua casa, não é mesmo? E com as dicas de limpeza e manutenção, será fácil garantir que suas peças durarão por muitos e muitos anos! 

Gostou do nosso post sobre mantas e cobertores de microfibra? Então, siga nosso perfil no InstagramFacebook e YouTube — e não perca nenhuma dica para deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante!