Atualmente, existem diversos itens e materiais que podem ser feitos e instalados por você mesma em sua casa como forma de decoração, não é mesmo? Essa é uma tendência muito utilizada por proporcionar resultados rápidos, práticos e muito bonitos no ambiente.

Se você ficou interessada e deseja criar lindos objetos decorativos, continue a leitura e veja o que é DIY. 

Afinal, o que é DIY?

DIY é a sigla da expressão em inglês “Do It Yourself”, que se traduz por “Faça Você Mesmo”. É uma prática que foi aplicada pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial, mas só foi difundida e utilizada em grande escala — e em vários países do mundo — a partir do ano 2000.

Essa prática diz que você deve colocar a mão na massa e desenvolver itens e peças decorativas, além de reformar móveis e buscar maneiras criativas para transformar a sua casa e as suas roupas, por exemplo.

Hoje em dia, o DIY é cada vez mais utilizado por dois motivos principais:

  • a sustentabilidade, uma vez que você aproveita materiais que já existem;

  • a redução de custos, já que você não precisa comprar um novo móvel para a sala. Em vez disso, você vai reformar algum mobiliário usado ou utilizar peças normalmente encontradas no lixo, como as caixas de frutas, para criar uma nova peça.

Ainda é válido mencionar que a prática possibilita dar um toque pessoal no item, impressionando a todos os seus amigos e familiares com uma casa bem decorada, bonita e criativa.

Como você mesma pode decorar a sua casa?

Existem diversas ideias que podem ser trabalhadas, desde detalhes mais simples, como transformar uma latinha descartável em um pequeno vaso de plantas, até transformações mais elaboradas, como uma reforma de um móvel. Confira algumas sugestões!

1. Crie móveis com pallets

Com o pallet (estrado de madeira) você consegue fazer sofá, painel, cama, mesas de centro e até mesmo uma horta vertical. Para isso, é importante tratar bem a madeira e finalizar o processo com verniz ou tinta, de acordo com o seu gosto e de um jeito que combine com a decoração do espaço.

Depois, é preciso reunir os pallets de uma maneira que forme os móveis pretendidos. Decore a peça escolhida com objetos complementares, como vasos de plantas e almofadas.

2. Insira móveis de concreto na decoração

Outra ideia é inserir móveis de concreto na decoração de sua casa. É possível colocá-los em qualquer cômodo, como sala de estar, quarto, área externa e escritórios. Para isso, utilize-os enfileirados, como apoio ou até mesmo sozinhos. O resultado é um pouco rústico, mas supercriativo.

3. Faça um nicho de parede

Essa é mais uma sugestão incrível. Com materiais diversos, como madeira, MDF, caixotes de feira, drywall e até mesmo papelão, você consegue fazer um nicho funcional e ótimo para decorar ou guardar objetos diversos.

Você só precisa escolher um material, definir um formato, prendê-lo e fazer o acabamento personalizado e na coloração que você quiser. Depois é só instalar na parede!

O que é preciso antes de iniciar um DIY?

Para começar um projeto DIY, existem algumas dicas básicas que podem ser dispostas em um checklist. São elas:

  • inspire-se com vídeos e fotos na internet;

  • tenha um plano;

  • compre os itens necessários para complementar o projeto, sempre fazendo um orçamento e buscando os melhores preços;

  • peça ajuda aos familiares e amigos quando for necessário;

  • faça pequenos testes para verificar se vai dar certo; e

  • trabalhe em etapas.

Pronto! Agora que você viu o que é DIY e como você pode decorar a sua casa de uma maneira econômica, não perca tempo e comece a praticar. Não se esqueça de que é um jeito diferente e criativo de incrementar a decoração da sua casa e, além disso, pensar na sustentabilidade e na redução de custos.

Gostou do post? Então compartilhe em suas redes sociais e apresente aos seus amigos essa ideia. Até mais!