Você sabia que utilizar suculentas na decoração é uma forma de levar aconchego, charme e, ao mesmo tempo, simplicidade para a sua casa?

Consideradas uma tendência decorativa, essas plantas são versáteis e se adaptam perfeitamente bem em qualquer cantinho: mesas, quartos, salas de estar, banheiros, escritórios, cozinhas, áreas externas e janelas.

Ficou curioso? Então, continue essa leitura para saber um pouco mais!

Afinal, o que são as suculentas?

De forma geral, é possível dizer que as suculentas são plantas que vieram de regiões desérticas e, por isso, são capazes de armazenar água, tanto no caule quanto nas folhas.

Isso faz com que elas se adaptem facilmente a qualquer ambiente, inclusive locais quentes, secos e com pouca luminosidade. Assim, são bem versáteis e mega fáceis de cuidar, já que não necessitam de tanta atenção no dia a dia.

Existem milhares de espécies, desde as mais simples até as que possuem cores e formatos diferenciados. No entanto, os cactos são os mais conhecidos, sempre levando beleza e um charme especial para o espaço decorado.

Como cuidar?

Conhecidas por sua beleza e praticidade, as suculentas exigem cuidados de jardinagem bem básicos. Elas devem ser hidratadas com uma pequena quantidade de água (cerca de duas colheres de sopa) de acordo com as estações do ano: em épocas mais quentes, uma vez na semana; e em períodos mais frios, a cada quinze dias.

Para evitar o aparecimento de pragas nas folhas, também é importante colocá-las no sol por alguns dias na semana. A poda pode ser feita para deixá-las menores, evitando que cresçam e possibilitando novas mudas.

Como utilizar suculentas na decoração?

Como já dissemos, as suculentas são plantas bonitas, charmosas e fáceis de cuidar. Além disso, são bastante resistentes e deixam qualquer ambiente bem decorado. Com base nisso, resolvemos apresentar agora algumas ideias de arranjos e locais para colocá-las. Vamos lá?

1. Use uma xícara

A primeira sugestão é plantar as mudas em pequenas xícaras, criando um visual bonito e delicado. Para isso, você deve pegar uma folha de uma espécie adulta, secá-la por um dia e colocá-la em cima da terra (exclusiva para isso e, preferencialmente, já adubada).

Vale mencionar que o recipiente já deve ter uma camada de pedrinhas no fundo e só depois vem a terra.

Se a espécie for maior, é necessário apenas fazer um furo na terra, entrar com a raiz da planta e finalizar com mais um pouco de terra. Uma ótima opção para decorar prateleiras, criados-mudos, estantes, banheiros ou para deixar em janelas!

2. Aposte em terrários

O terrário nada mais é do que um habitat normalmente criado em um recipiente de vidro para expor as plantas. Pode-se usar várias espécies de suculentas e ainda decorar com algumas pedrinhas de aquários. É uma ideia incrível para enfeitar mesas principais, como as das salas de estar e jantar.

3. Considere as gaiolas

Ideal para decorações de áreas externas, as suculentas podem ser cultivadas dentro de gaiolas, levando um estilo vintage para o espaço. Prefira as peças mais decoradas e deixe-as penduradas.

4. Construa um jardim vertical

Que tal adicionar algumas suculentas em seu jardim vertical? Essa é uma ótima sugestão para criar um mural e decorar qualquer tipo de ambiente, como cozinhas, salas de jantar e varandas. Além disso, é uma maneira de ter várias espécies e valorizar os vasos maiores!

Agora que você já sabe tudo sobre suculentas na decoração, não perca tempo e adquira já as suas. Não se esqueça de que, por mais resistentes que sejam, elas necessitam de cuidados básicos para oferecer todo charme, beleza e sofisticação para a sua casa. Use a sua imaginação e aproveite!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre para os seus amigos como eles também podem ter suculentas em casa. Até mais!