A varanda gourmet, definitivamente, caiu no gosto das famílias brasileiras. A razão disso não é à toa, já que ela permite melhor utilização de um ambiente que, em muitos lares, acabava sendo subaproveitado.

Agora, há um local multifuncional para se divertir ao lado da família, cozinhar para um jantar com os amigos ou apenas descansar e curtir o próprio lar.

Contudo, é fundamental ter bastante cuidado na hora de decorá-la, não apenas para garantir um visual diferenciado, mas principalmente para torná-la mais convidativa. Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas que vão ajudar nesse processo. Confira!

Aposte em mobília de madeira

Ao começar a decorar a varanda gourmet, é de suma importância que você pense não apenas na funcionalidade dos móveis, mas também na capacidade deles de aumentarem o conforto e aconchego dessa área externa.

Justamente por isso, você deve apostar na madeira como o material principal da mobília, em especial a de demolição. Já para sofás, poltronas ou pufes, vale mesclá-la com estofados de couro e linho.

Dessa forma, é possível reforçar ambos os aspectos e, de quebra, incorporar o estilo de décor rústico que tem tudo a ver com esse espaço e com um clima acolhedor e tranquilo.

Pense em paleta de cores que gere harmonia visual

Por ser um ambiente com múltiplas funções (lazer, meditação, preparo de refeições, reuniões com os amigos etc.), é fundamental que todos os acessórios, móveis, piso e demais revestimentos conversem entre si para que haja harmonia visual. Caso contrário, o recinto pode gerar desconfortos constantes pelo excesso de informação.

Mas como fazer isso? Simples: por meio de uma paleta de cores bem definida. Se você decidir seguir uma ambientação rústica, por exemplo, deve optar por tonalidades que remetem à natureza em equilíbrio com os tradicionais tons neutros. Uma boa sugestão é o uso combinado de off white com bege, avelã, verde-escuro, azul, além, é claro, dos marrons terrosos.

Opte por um piso fácil de limpar e resistente

Outra dica importante ao decorar a sua varanda gourmet é não errar na hora de escolher o revestimento para o piso. Afinal, por mais que o laminado e a tábua corrida estejam em altas no design de interiores, eles não são boas opções para as áreas externas.

A razão disso é que ambos são mais suscetíveis aos riscos, menos resistentes à água e não devem ser expostos aos raios solares. Além disso, com o maior fluxo de pessoas será mais comum que o chão fique sujo e que alguém derrame algo sobre ele.

Portanto, é imprescindível que o revestimento seja fácil de limpar e adequado para ambientes com alta umidade, como é o caso dos porcelanatos, ladrilhos hidráulicos e cerâmicas.

Escolha acessórios que façam a diferença

Ao escolher os acessórios para a varanda gourmet, lembre-se da regra do menos é mais. A razão disso é que deve ser evitado ao máximo sobrecarregar o ambiente com peças que nem mesmo serão usadas e só vão ocupar espaço.

Para diferenciar e valorizar a estética do lugar, adquira itens (panelas, utensílios para o preparo de alimentos etc.) com tons metálicos acobreados, vasos de cerâmica, luminárias pendentes, uma rede de varanda e aparadores aéreos que funcionem como um minibar e um cantinho do café.

Invista em área verde na varanda gourmet

Por fim, não podemos deixar de citar a criação de uma ou mais áreas verdes, algo tão comum na varanda gourmet. Os motivos disso são que, além de gerar isolamento acústico natural contra os ruídos externos do seu lar e carregar o conceito de ecologicamente correto, as plantas purificam o ar e melhoram a umidade dele.

Ou seja, geram mais conforto e aconchego para essa área tão especial. Para diversificar o recinto, você pode investir nos tradicionais jardins verticais ou ousar com vasos em um pequeno cavalete, miniestufas e terrários de vidro.

Gostou das nossas sugestões? Então, já sabe: coloque-as em prática e deixe a sua varanda gourmet prática, confortável e um charme só!

Para inspirar os amigos a também terem uma área exclusiva, compartilhe este post nas redes sociais!