Tem coisa melhor do que, depois de um longo dia de trabalho, chegar no nosso lar, doce lar e encontrá-lo limpo, confortável e aconchegante? Claro que não! Contudo, muita gente esquece que descuidar dos odores presentes no cômodo impactam — e muito — no próprio bem-estar. Por essa razão, deixar a casa perfumada é essencial.

“Mas como fazer isso de um jeito prático e rápido?”, você deve estar se perguntando. Foi pensando em sanar essa dúvida que preparamos o post de hoje. Então, acompanhe!

1. Nunca deixe lixo acumular

O primeiro truque é simples e bem direto: não deixe o lixo doméstico acumular! Caso contrário, de nada adiantará seguir as demais sugestões, pois você terá sempre uma fonte de odor que vai se espalhar por todo o lar.

Portanto, fique atento aos dias de coleta no seu bairro para nunca perdê-los e, se possível, aposte em um triturador. Isso porque esse produto, que pode ser instalado junto à pia, ajuda a reduzir os resíduos orgânicos que, quando armazenados em cestos de lixo, produzem chorume e atraem insetos, como formigas, moscas e baratas.

2. Utilize essências para ter a casa perfumada

Espalhar essências, como jasmim, citronela, capim-santo e canela, em pontos estratégicos dos ambientes é uma excelente solução para deixar a casa perfumada e influenciar o bem-estar da sua família e dos seus convidados, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Para isso, invista em aromatizadores, óleos essenciais ou difusores de aroma. Apenas tome cuidado para não exagerar nos cheiros e ter o efeito contrário, deixando o ambiente sufocante e incômodo.

3. Retire o mofo dos armários

Outro truque importante para ter a casa perfumada é redobrar os cuidados quanto ao mofo que pode aparecer em armários, especialmente no verão, quando o clima é quente e úmido. Retirá-lo é necessário não apenas para dar um fim ao odor desagradável que o bolor gera, mas também para evitar os problemas de saúde associados a ele, como asma e rinite.

Como fazer isso? Simples: com uma solução caseira que leva 100 ml de vinagre branco, 10 g de bicarbonato de sódio e uma colher de óleo de alecrim. Basta colocar todos os ingredientes em um recipiente e borrifar no interior dos móveis.

4. Invista em produtos perfumados para lavar as roupas de cama

Você sabia que as suas roupas de cama, como lençóis e edredons, também ajudam a deixar a casa perfumada? Isso acontece por que, ao lavá-las com produtos que possuam uma fragrância agradável, as peças acabam liberando esse aroma pelos quartos.

Por isso, invista em sabão, amaciante e outros produtos que sejam perfumados com odores clássicos, remetendo à sensação de limpeza e aconchego, como lavanda, aloe vera, coco e erva doce.

5. Amplie a ventilação do imóvel

Por fim, mas não menos importante, aumente a ventilação da sua residência. Tenha em mente que uma boa circulação de ar é essencial para manter o conforto térmico dos recintos, deixando-os mais frescos, e evitar que odores desagradáveis se acumulem em um mesmo espaço, em especial na cozinha e no banheiro.

Para tanto, abra janelas e portas, não obstrua possíveis vãos entre os cômodos (cobogós e tijolos vazados, por exemplo) e reduza a quantidade de móveis em um mesmo ambiente. Seu lar agradece!

Adotando os truques que reunimos ao longo deste post, vai ser muito mais fácil deixar a casa perfumada, agradável e mais convidativa para você e sua família. Aproveite e siga-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram para conferir outras sugestões e macetes para deixar seu imóvel do jeito que você sempre sonhou!