O que você acha mais importante para sua sala de estar: charme ou conforto? Não precisa escolher! Usando o tapete certo na decoração do ambiente você pode ter muito mais que apenas charme e aconchego no ambiente mais usado para receber visitas e curtir a família.

Mas para isso é preciso tomar alguns cuidados na escolha desse item tão importante para a decoração. Alguns problemas podem comprometer as funcionalidades de um tapete e sua beleza, que vão desde a harmonização com os demais móveis até a melhoria da acústica do ambiente.

Se você está pensando em comprar um tapete novo e busca o máximo de estilo para sua casa, fique atenta a estas dicas:

Escolha o tapete de acordo com o tipo de piso

Para o tapete trazer beleza e requinte para a sala de estar, ele precisa combinar com o tipo de piso do ambiente. A boa notícia é que quase todos os tipos de piso aceitam o uso de tapetes, exceto o carpete e similares.

Os pisos normalmente são compatíveis com o clima da região. Pisos mais frios são utilizados em regiões mais quentes e os pisos que retêm o calor por mais tempo em regiões montanhosas e frias. Os tapetes também devem acompanhar essa referência climática.

Pisos frios como o porcelanato e cerâmica combinam com tapetes leves e de pelagem baixa. Uma composição de tapetes também ornamenta bem o ambiente, usando um modelo sisal cru como base e o modelo colorido e mais pomposo por cima.

Pisos quentes como taco ou laminado (que imita tábua corrida) podem ser combinados com tapetes persas, de couro ou felpudos.

Respeite o tamanho da sala de estar

Antes de comprar um tapete é necessário medir o ambiente em que ele será colocado. Tapetes pequenos ou grandes demais deixam a decoração desarmonizada.

Para decidir o tamanho considere a regra básica: o tapete deve ser um pouco maior do que o sofá ou peças que ele acompanhará, como o conjunto de poltronas à frente.

Se o ambiente for pequeno, evite estampas e cores fortes. O ideal é usar tapetes de cores neutras ou com linhas e movimentos que alonguem a sala.

Escolha a cor de acordo com os móveis

Uma boa decoração deve escolher um móvel ou ornamento focal. Normalmente ele é o maior móvel do ambiente, mas, mais uma vez, se a sala for pequena, o ideal é utilizar peças que deem ao cômodo uma sensação de amplitude, como tapetes com estampas horizontais.

Outra dica importante para escolher o tapete sem correr o risco de errar é combiná-lo com as almofadas do sofá.

Considere os moradores

Nesse caso, até os animais de estimação são considerados moradores! Na casa de crianças e adultos com rinite alérgica, por exemplo, o ideal é escolher tapetes sem pelos que se soltam facilmente ou de fibras sintéticas e com tratamento antiácaros e hipoalergênicos.

Os animais adoram se esquentar nos tapetes e é inevitável que as crianças brinquem em cima ou perto deles, por isso, prefira aqueles com tons mais escuros para esconder possíveis manchas.

O preço de um bom tapete para sua sala de estar vai variar conforme a forma de fabricação (à mão ou industrial), o material e o design, que vão desde os persas importados — verdadeiras obras de arte com certificado de origem —, até os mais comuns. Mas sua versatilidade e capacidade de transformar o ambiente fazem dele uma das peças mais aclamadas pelos decoradores mais renomados.

Então a pergunta que fica é: o que você está esperando para escolher o seu? Ficou alguma dúvida sobre o que falamos aqui? Deixe nos comentários que nossos especialistas vão explicar com detalhes para você!