O banheiro é um dos ambientes da casa que precisam estar sempre higienizados e cheirosos. Entretanto, manter esse cômodo limpo dá trabalho, já que ele normalmente é compartilhado com outros moradores. Apesar de tudo, ter um banheiro perfumado é possível, sim!

Seguir uma rotina e manter uma frequência na limpeza e na manutenção é o primeiro passo para ter um banheiro cheiroso. Quer mais dicas para deixar esse lugar da casa sempre brilhando e com um cheirinho de limpeza? Continue a leitura!

1. Tenha uma rotina para a limpeza pesada

Para manter o banheiro cheiroso, primeiramente, é preciso que ele esteja limpo. Por isso, estabelecer uma rotina de faxina pesada é primordial. O ideal é que ele seja lavado uma vez na semana. Use água quente para o chão e desinfetante para pias, ralos e vaso.

Finalize a lavagem com um pano umedecido com um produto específico para deixar tudo com cheirinho de limpeza.

Não se esqueça de lavar os lixinhos do banheiro quando fizer a higienização desse ambiente. Uma boa dica é colocar algumas gotas de óleos essenciais em um papel absorvente antes de colocar o saco plástico. O lixinho fica aromatizado e ainda disfarça os maus odores.

2. Faça uma manutenção rápida nos outros dias

Infelizmente, cuidar da faxina da casa uma vez por semana não tem o resultado desejado se uma boa manutenção não for feita. No banheiro, a regra é a mesma: recolha o lixo do banheiro dia sim, dia não, ou diariamente, dependendo de quantas pessoas utilizam o cômodo.

Depois, passe um pano no chão com limpador perfumado, para tirar o excesso de pelos e cabelos, e coloque um pouco de desinfetante nos ralos, na pia e no vaso — para evitar que o mau cheiro apareça.

Assim, você terá menos trabalho na hora de fazer a faxina e ainda ajuda a afastar possíveis odores provenientes dessa parte da casa.

3. Use artifícios para manter pia e vaso perfumados

Além de manter tudo livre de sujeira, que tal investir em alguns itens específicos para dar aquele perfume agradável? Hoje, existem difusores de aromas com cheirinhos suaves e outros mais concentrados — basta escolher o que agrada mais! Você também pode fazer um cachepô com uma mistura de flores secas — além de perfumar, esse item deixa o banheiro mais bonito.

Para o vaso, mantenha sempre adesivos específicos que liberam produtos antiodor e desinfetantes.

4. Troque as toalhas com frequência

As toalhas e tapetes do banheiro devem ser trocados com frequência, e sempre de acordo com a frequência de uso e do número de pessoas que utilizam o local. Toalhas úmidas podem ficar com bolor e desenvolver um cheiro desagradável.

O tapete do banheiro também precisa ser trocado com frequência, pois recebem os pés molhados após o banho e podem ter o mesmo cheiro da toalha, por conta da umidade armazenada.

Manter um banheiro perfumado e limpo não é um desafio tão complicado quanto parece. Basta manter a organização e a rotina e usar alguns truques especiais para manter o aroma durante toda a semana.

Agora que você já sabe como deixar o banheiro perfumado, que tal conhecer dicas para deixar a casa toda com um cheirinho invejável?