Quarto infantil pede decoração delicada. As cortinas para crianças estão aí para dar esse toque de leveza, além, é claro, de proporcionarem um ambiente mais aconchegante, para maior conforto dos pequenos.

Se você está escolhendo esse item e não tem ideia de qual cortina utilizar, continue acompanhando o texto. Fizemos uma seleção de 5 modelos de cortinas para o quarto das crianças que com certeza vão te agradar! 

Mas antes vamos ver alguns pontos importantes a serem observados na hora da escolher essa peça de decoração. Boa leitura!

Cuidados na escolha da cortina

Quando se trata de quarto para crianças, é preciso pensar em todos os móveis e objetos com cuidado. E isso também vale para as cortinas, já que elas podem causar alergias e até mesmo acidentes, caso a escolha seja feita de forma errada.

Em relação ao tecido, prefira os antialérgicos. Se não encontrar essa opção, não tem tanto problema, mas será necessário lavar as cortinas com mais frequência, por conta do acúmulo de poeira. Uma vez por semana é suficiente.

Já que estamos falando de tecido, o voil, a seda, o  richelieu e o shantung deixam o ambiente mais leve e delicado. Já o linho e a sarja, por serem mais pesados, proporcionam mais conforto.

Outro ponto relevante é a fixação. Evite deixar o berço perto das cortinas para que não ocorra nenhum acidente. Quanto à altura, o correto é fixar o varão o mais próximo possível do teto. Em relação ao chão, o ideal é que o tecido fique a 10 cm de altura, para não atrapalhar a limpeza e nem a brincadeira das crianças.

Agora que você já sabe o que necessário observar ao escolher a cortina, sobretudo no que se refere à segurança das crianças, conheça 5 modelos que ficam incríveis nesse espaço tão especial do lar. 

1. Aposte no bandô

Se você não quer deixar o varão ou o trilho da cortina aparecendo, uma ideia bacana é usar um bandô.

O mais comum é optar por uma cortina com tecido mais fino e um bandô do mesmo tecido ou de um tecido mais grosso. Ele deixa o quarto mais elegante e delicado.

2. Inove com o trilho embutido

Uma outra forma de esconder o trilho é colocar uma placa de gesso. Para esse caso, os tecidos indicados para a cortina são os mais leves, como voil e seda. Essa composição deixa o quarto mais leve e harmonioso.

3. Arrisque em cores vibrantes

Quer colocar uma cor mais forte no quarto da criança, mas sem perder a delicadeza e leveza? Então, aposte em uma cortina de voil. Esse tecido ajuda a harmonizar a cor com o restante do ambiente, para que o quarto não fique com visual exagerado.

4. Use dois tipos de tecidos

Uma ótima ideia para as cortinas para crianças é mesclar dois tipos de tecido, um mais grosso e outro mais fino. O tecido mais grosso deixa o quarto mais escuro quando necessário, ao mesmo tempo em que o outro tecido proporciona leveza.

Outra forma de deixar o quarto escuro é optando pelo blackout, já que ele tem justamente essa finalidade.

5. Varie com a persiana rolo

Mais fácil de limpar e mais discreta, a cortina do tipo rolo pode fazer toda diferença no ambiente. Para quartos de criança com decoração moderna ou contemporânea, essa é a opção ideal.

Agora que você sabe que tem à disposição vários modelos de cortinas para crianças, basta escolher o que mais se encaixa na decoração do quarto infantil

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail mais textos que vão ajudar na decoração da casa.