Não há nada melhor do que uma roupa de cama limpinha e cheirosa, não é mesmo? Lençóis, fronhas e cobertores bem conservados, além de deixarem o espaço mais bonito, ainda contribuem para uma boa noite de sono.

Mas, como deixar estas peças impecáveis, como se tivessem acabado de sair da loja? Não é complicado e vamos entregar o ouro! Confira a seguir 5 truques para conservação de roupas de cama!

Não descuide da lavagem

Um dos pontos mais importantes quando falamos em conservação de roupas de cama é quanto à lavagem. Ao separar as peças para a limpeza, procure conferir nas etiquetas das roupas as recomendações de lavagem. Só use a máquina de lavar se a etiqueta indicar.

Não se esqueça de separar as peças coloridas das brancas na hora de lavar as roupas de cama para evitar manchas. Também é preciso separar as roupas de algodão das de poliéster, que costumam soltar bolinhas e podem prejudicar as outras peças.

Seque as roupas de cama no sol e não se esqueça do amaciante para deixá-las bem cheirosas, combinado? Mas não exagere na dose, o ideal é usar o produto a cada quatro lavagens. O excesso pode tirar o poder de absorção da roupa.

Passe as roupas de cama da forma correta

Ao passar as peças, siga as recomendações na etiqueta. Dessa forma, você terá mais informações de detalhes como o uso do vapor e a temperatura do ferro. Os lençóis, por exemplo, devem ser passados pelas bordas, assim fica mais fácil dobrá-los. Já as fronhas, devem ser passadas abertas. Dobre ao meio e depois ao meio de novo.

Organize na hora de guardá-las

Não tem segredo para guardar as peças de cama. Se você não tem muito espaço, pode colocá-las em um baú ou guardar em rolinhos no armário. Separar por cor e por tipo de peça vai facilitar na hora do uso. Já para guardar as colchas e os edredons, você pode usar as embalagens dos produtos para protegê-los contra a poeira.

Limpe o filtro da máquina

Higienize o filtro de sua máquina de lavar com frequência. Isso porque as felpas ficam acumuladas e podem sujar os tecidos das roupas de cama nas próximas lavagens, deixando as peças com fiapos e com uma aparência nada bonita.

Tenha cuidado com as manchas

Manchou alguma roupa de cama com gordura ou outro tipo de sujeira? Limpe imediatamente a peça, pois quanto mais tempo demorar para lavar a sujeira, mais difícil será removê-la. Você pode fazer uma pré-lavagem com água e sabão neutro para limpar a mancha e retirar o que não conseguiu manualmente com uma lavagem normal com os produtos que costuma usar.

Viu só como é fácil conservar as roupas de cama? É importante seguir estas recomendações para ter lençóis, fronhas, cobertores entre outras peças sempre com cara de novas. E se você adora roupas cheirosas, pode investir em uma boa água perfumada para deixar um aroma agradável no ambiente. Gostou das nossas sugestões de como cuidar de suas peças de cama? Deixe seu comentário!