Não há quem não goste de se deitar depois de um dia cansativo sobre uma roupa de cama cheirosa e limpa. Mas você sabe como lavar edredom e deixá-lo limpo e seco por completo?

Hoje, você vai conhecer algumas dicas incríveis para deixar essa peça da cama pronta para ajudar em uma boa noite de sono.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e comece a se programar para lavar seu edredom!

1. Preste atenção à capacidade da máquina de lavar

Esta é uma das principais dicas para se ter um bom resultado na lavagem do edredom.

Normalmente, as máquinas mais indicadas para lavar essa peça são as que suportam mais de 10 kg. Se o edredom for no tamanho queen ou king, a máquina ideal é a que possui capacidade a partir de 12 kg.

Respeitar o limite da máquina garante o bom funcionamento do equipamento e evita que o edredom seja danificado. Uma dica: se você colocou a peça no equipamento e ela ficou amassada e torta, significa que a capacidade não é indicada para essa lavagem.

2. Sempre leia a etiqueta

Os cuidados gerais são muito importantes para conservar a roupa de cama e deixá-la limpa. Mas ler a etiqueta também é fundamental, já que existem uma série de tecidos e quantidades de fios que exigem cuidados especiais.

Verifique a etiqueta e observe se o edredom pode realmente ser lavado à máquina, se deve ser utilizada a secadora, entre outros detalhes.

3. Use os produtos adequados

O sabão mais indicado para lavar o edredom é o líquido. Isso porque sua consistência e viscosidade são mais bem eliminadas das fibras, facilitando o enxágue. Já o sabão em pó, se colocado em quantidade superior à indicada, pode deixar alguns resquícios e até manchar o tecido.

O amaciante fica à sua escolha: é possível usar o convencional ou o concentrado. Mas tome cuidado para não exagerar na dose deste último, já que uma pouca quantidade já é capaz de deixar aquele cheirinho agradável, sem desperdício.

4. Seque da maneira correta

Se você tem uma lava e seca ou uma secadora e a etiqueta do edredom indica que esse tipo de secagem é permitido, vale a pena usar o equipamento.

Por ser uma peça grande e robusta, o edredom pode demorar dias para secar, principalmente em apartamentos e casas sem área externa, o que pode deixar o tecido com mau cheiro após a secagem.

Se você não tem uma máquina para secar roupas, coloque o edredom sobre um varal, uma mesa ou banco limpos e estique-o bem. Deixe secar à sombra.

Se o seu espaço for pequeno, não tem problema: dobre o edredom e vire a peça várias vezes ao longo do dia, para que seque mais rápido e por completo.

5. Armazene adequadamente quando não estiver em uso

Se o edredom não for usado no verão, não se esqueça de lavá-lo ates de guardar. Fungos e bactérias presentes no ar e em nosso corpo podem se multiplicar e aumentar o mau cheiro quando um tecido é guardado sem prévia higienização.

Lave, espere secar bem e guarde a peça em um saco plástico, seja ele a vácuo ou comum. Assim, o cheiro do amaciante é preservado por mais tempo e o edredom se mantém limpo até o próximo uso.

Depois de conferir essas dicas de como lavar edredom, fica mais fácil entender como deixar sua peça mais bonita por mais tempo, não é? Cuidar de cada item da casa é o que deixa o lar sempre bonito, arrumado e confortável.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude suas amigas a conservar o edredom!