Com a rotina puxada e cheia de compromissos que levamos, nem sempre é fácil ter disposição e tempo livre para saber como organizar a casa de maneira eficiente, não é verdade? Contudo, o que muita gente desconhece é que não é preciso se empenhar horas e horas a fio em faxinas para deixar a sua residência em ordem.

Com algumas dicas simples e práticas, é possível manter a arrumação sempre impecável no dia a dia e deixar os recintos bonitos e confortáveis para toda a família. Quer saber quais são elas? Então confira nosso post!

1. Monte um cronograma de limpeza

A primeira dica é bem simples: monte um cronograma de limpeza do lar. Ele pode ter tantos afazeres diários quanto semanais — fica ao seu critério. Contudo, é essencial que os outros moradores da residência participem do processo de elaboração e indiquem quais funções podem desempenhar (e principalmente quando).

Um exemplo: alguém fica responsável por lavar as louças, uma segunda pessoa por descartar o lixo e assim sucessivamente. Dessa maneira, nem você nem ninguém fica sobrecarregado de tarefas domésticas. Ao contrário, cada qual colabora igualmente para manter a arrumação e a limpeza do imóvel.

2. Torne um hábito devolver as coisas aos seus lugares

Sabe quando você tira um livro da estante do home office para ler, mas depois o deixa sobre o sofá ou quando termina de varrer a varanda e esquece a vassoura em um cantinho do ambiente? Pois bem, pare de fazer isso!

Afinal, essas pequenas ações contribuem para deixar os cômodos desorganizados ― sem mencionar que dificultam a sua rotina, uma vez que você precisará de algo, mas não vai saber em que local está aquilo que procura. A partir de hoje, faça o oposto e torne um hábito devolver as coisas aos seus respectivos lugares!

3. Invista em caixas organizadoras

Outra dica útil sobre como organizar a casa é investir em caixas organizadoras em todos os cômodos. “Mas isso não é um exagero?”, você deve estar se perguntando. A verdade é que, embora pareça, não é.

Primeiramente, porque há modelos no mercado com tamanhos, cores e formatos diversos. Ou seja, dá para diversificar (e muito!) na escolha. A segunda razão é que elas têm mil e uma utilidades.

Por exemplo, na sala, podem organizar os controles dos aparelhos, como tv, som e home theater. Na lavanderia, roupas sujas e roupas limpas. Já no quarto das crianças, por sua vez, os brinquedos dos pequenos. No banheiro, por sua vez, servem para dispor e arrumar toalhas e produtos de higiene e por aí vai.

4. Arrume a cama ao se levantar

Não importa o quão cedo ou corrido seja o seu dia: ao se levantar, reserve dois minutos para arrumar a sua cama. Há quem ache essa atividade boba, mas acredite: ela é indispensável para manter o quarto em ordem e deixá-lo sempre convidativo e aconchegante.

Isso porque a cama é o centro do cômodo e atrai o nosso olhar de imediato. Logo, deixá-la desarrumada com lençóis, mantas, fronhas e edredons fora do lugar contribui para aumentar a sensação de bagunça que temos do recinto.

5. Tenha uma arara ou cabideiro suspenso no quarto

Por fim, instale um cabideiro suspenso em uma das paredes do seu quarto ou adquira uma arara para colocar no cômodo. Assim, você tem um lugar para reservar aquelas peças que vai vestir ao longo da semana, pendurar acessórios que ainda vai usar no mesmo dia e garantir que aqueles itens de sobreposição para os dias mais frios (casacos, cardigans, jaquetas etc.) estejam sempre à disposição.

Isso evita que as roupas fiquem jogadas pelo ambiente quando você chega do trabalho e acabem amassando ― o que vai demandar tempo para passá-las novamente ―, que o guarda-roupa fique sobrecarregado e, de quebra, que peças mais delicadas se danifiquem.

Gostou das nossas sugestões sobre como organizar a casa? Então comece hoje mesmo a colocá-las em prática e sinta a diferença no seu cotidiano! E se você quer deixar os cômodos da sua moradia mais confortáveis e personalizados, entre já em contato com a gente e confira todas as nossas opções de cama, mesa, banho e decoração!