É difícil achar quem não goste de receber amigos em casa para se divertir, relaxar após um dia corrido de trabalho, comemorar as novidades e as conquistas importantes ou simplesmente estar rodeado de quem se gosta, não é mesmo? Porém, planejar uma recepção de maneira criativa nem sempre é fácil, especialmente quando os encontros são muito frequentes. 

Pensando nisso, listamos 5 ideias simples e fáceis de se colocar em prática que vão ajudá-lo a diversificar esses momentos e, de quebra, garantir o conforto dos seus convidados enquanto estiverem no seu lar. Tudo isso, é claro, sem gastar muito.

Quer saber mais? Então, acompanhe!

1. Monte um minibar

Para começar, que tal montar um minibar dentro da sua casa? Assim, fica mais fácil promover o happy hour do fim de semana ou aquela confraternização do escritório que seus amigos tanto adoram. E o melhor é que, ao contrário do que muitos pensam, não há nenhuma grande dificuldade ou gasto elevado para tornar isso real.

Basta, por exemplo, aproveitar algumas prateleiras suspensas na parede da cozinha ou um carrinho móvel no canto da sala e dispor as bebidas, as taças, os copos e os acessórios (pinça para gelo, abridor de garrafa, balde de gelo etc.). Viu só como é fácil?

2. Faça uma sessão de cinema com iluminação especial

Caso pretenda fazer uma sessão de cinema em casa, não pense duas vezes e escolha a varanda (se morar em apartamento) ou o jardim (se morar em casa) como o ambiente para realizá-la. 

Isso porque é possível criar uma iluminação especial à base de velas em ambos os locais e deixá-los muito mais intimistas e visualmente agradáveis. Para tanto, você pode montar um aparador com buffet no estilo finger food com porta-velas entre os aperitivos e instalar lamparinas retrô nas paredes dos espaços.

3. Elabore mesas temáticas

Pretende realizar um jantar com menu completo para os seus convidados? Então, prepare também uma bela mesa temática que seja capaz de proporcionar não somente uma boa experiência degustativa, mas também sensorial para todos eles.

Por exemplo, se os pratos são típicos da culinária japonesa, invista em elementos que remetam à terra do sol nascente. Futons no chão em vez das cadeiras, hashis (varetas) no lugar dos talheres, mesa rebaixada, louças de porcelana com pintura manual, forte presença do verde (vasos ornamentais com plantas) e uso de kimonos por todos os presentes são algumas sugestões.

4. Disponha um cabideiro no hall da residência

Além das ideias para criar recepções diferenciadas e criativas, também é importante pensar naqueles detalhes que parecem simples, mas quando ignorados podem causar uma má impressão nos demais. Um exemplo clássico é a falta de espaço para suas visitas guardarem roupas e acessórios (como bolsas, mochilas, maletas etc.).

Portanto, para evitar desorganização — com coisas espalhadas por vários cômodos  ou, ainda pior, que as pessoas tenham que ficar segurando os itens pessoais durante toda a confraternização, deixando de relaxar, invista em um ou mais cabideiros com caixas organizadoras e etiquetas no hall da residência.

5. Adote móveis multifuncionais na sua casa

Por fim, nada mais constrangedor do que não ter como acomodar as visitas se elas resolvem passar a noite no seu lar, não é verdade? Ainda mais quando se mora em um apartamento pequeno, onde a chance de ter um quarto de hóspedes é bem remota. 

Justamente por isso, a nossa quinta ideia para receber amigos em casa é se precaver quanto a essa possibilidade e adotar móveis multifuncionais na residência, como sofás-cama para a sala e camas com gaveta para os quartos. 

Dessa maneira, todos podem dormir e descansar depois de se divertirem e colocarem o papo em dia sem abrir mão do conforto e do bem-estar físico.

Gostou das nossas ideias para receber amigos em casa? Então, escolha as suas preferidas e se inspire nelas para promover recepções inesquecíveis!

Aproveite também e curta a nossa página no Facebook para conferir dicas especiais sobre como tornar o seu lar cada vez mais bonito e confortável!