O quarto de casal merece uma atenção especial quando o assunto é a decoração do ambiente. Nele o casal inicia e termina seu dia e tem seus momentos mais íntimos e de descanso. Existem vários tipos de cortinas que podem deixar este ambiente ainda mais aconchegante e elegante, mas para conseguir harmonia com o ambiente e o máximo das funcionalidades que este item pode proporcionar, é preciso escolher com muito carinho e cuidado.

Por isso fizemos uma seleção de estilos e modelos que combinados com a decoração do quarto, trarão além de beleza e sofisticação, mais aconchego e privacidade para o casal.

Acompanhe estas inspirações e tipos de cortinas e descubra em qual você deve investir sem correr o risco de errar feio!

Cortinas com varão

As cortinas com varão são super práticas e elegantes. Aceitam uma infinidade de tecidos e combinações e são usualmente utilizadas quando a cortina parte de alguns centímetros acima da janela.

Os varões fazem parte da composição decorativa, podendo ser de madeira, aço escovado, cromado. Facilitam o manuseio da cortina tanto no dia-à-dia, como também para sua limpeza e troca, afinal de contas com esta facilidade você pode ter uma variação de tecidos para substituir enquanto lava ou apenas para mudar a decoração por um período.

Cortinas do tipo rolô

Se o ambiente do quarto do casal é mais moderno ou não tem muito espaço, uma opção interessante são as cortinas do tipo rolô, que descem da janela sem o tradicional volume dos tecidos soltos e podem ser acionadas por correntes ou até mesmo motorizadas.

Mesmo que sejam uma peça única, seu efeito de bloqueio da luz é muito efetivo, e sua simplicidade de efeitos complementa e valoriza o restante de uma decoração mais moderna.

Cortinas do tipo painel

Esse também é um dos tipos de cortinas que não ocupam espaço e nem dão a sensação de robustez, apesar da necessidade do cortineiro. Mais apropriado para janelas grandes, os tecidos dos painéis podem ser opacos, semi-opacos ou translúcidos e são adaptáveis a vários estilos de decoração.

Cortinas com trilho

Um dos modelos mais tradicionais, as cortinas com trilho oferecem grande variedade de combinações e decoração. Os trilhos podem ser únicos, duplos ou triplos para receberem os tecidos mais leves e o blackout. Com essa versatilidade, o ambiente ganha três cortinas diferentes à cada combinação que é feita e também com o uso de adereços que seguram em cada um dos lados.

Neste caso será necessário um cortineiro ou a instalação dentro do gesso do teto para esconder os trilhos e fazer um bom acabamento.

Outros tipos de cortinas

Além dos tipos de cortinas mencionados acima, ainda existem as persianas, as cortinas romanas e a combinação de mais de uma delas. Além dos modelos, vários adornos podem ser utilizados nas cortinas deixando elas ainda mais elegantes e fazendo variações no mesmo tecido, afinal de contas este item da decoração não é trocado com regularidade.

Se você já se identificou com algum desses tipos de cortinas, saiba que normalmente as cores neutras são mais fáceis de combinar com o restante do ambiente e não cansam os moradores, mas existem vários outros aspectos que precisam ser analisados para escolher a cortina perfeita.

Se você quer ficar por dentro das últimas tendências de decoração e também de grandes oportunidades para mudar o visual da sua casa sem gastar muito, assine nossa newsletter!