Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, cuidar da casa é uma tarefa desafiadora, que exige tempo, dedicação e, principalmente, organização. Quem é dona de casa ou faz as tarefas de limpeza sozinha sabe como é difícil deixar tudo brilhando todos os dias da semana sem se planejar muito bem.

Para te ajudar nessa missão, hoje vamos dar algumas dicas infalíveis para tornar essa atividade em algo mais leve e não tão cansativo. Seguindo essa lista, você vai conseguir manter sua casa limpinha e deixar tudo no lugar sem se estressar ou perder muito tempo. Acompanhe!

1. Não queira fazer tudo em um dia

As tarefas da casa são muitas e vão desde fazer aquela faxina pesada até organizar as refeições da semana e fazer compras. Por esse motivo, não queira resolver tudo em um dia só. A melhor maneira de começar a se organizar é dividir as tarefas durante a semana — de um jeito que fique mais prático para você e para sua rotina.

2. Faça um cronograma de limpeza

Para te ajudar a organizar tudo e distribuir as tarefas durante a semana, elaborar um cronograma pode ser uma excelente ajuda para você se lembrar do que precisa fazer em cada dia.

Coloque os dias semana na planilha e distribua, entre eles, as tarefas que deverão ser feitas. Não se preocupe em acertar tudo de uma vez. Observe aos poucos a sua rotina e encaixe as atividades para que você não precise tirar um dia apenas para fazer tudo, gerando mais estresse e cansaço.

3. Não deixe que as tarefas fiquem acumuladas

Feita a sua planilha, é preciso, agora, ter foco e dedicação para segui-la à risca — o máximo que você conseguir. Ao distribuir o trabalho por dias da semana, você evita o cansaço e o acúmulo de tarefas. Se você deixar acumular dois dias, por exemplo, no terceiro você já terá muita coisa para fazer.

Por isso, procure sempre cumprir o seu cronograma. Com o passar do tempo, você vai perceber que isso vai se tornar um hábito — e que limpar e manter sua organizada pode ser muito mais fácil se você cumprir o planejamento.

4. Distribua as atividades entre os membros da casa

Se você tem filhos, é importante conseguir delegar algumas tarefas para eles desde cedo. Comece orientando-os para que guardem todos os brinquedos quando terminarem de brincar e faça com que arrumem a cama e o quarto todos os dias depois de acordar para a escola.

Se você mora com um parceiro, converse com ele para que vocês dividam os afazeres domésticos. Assim, não fica pesado para nenhum dos dois e sobra muito mais tempo para vocês aproveitarem juntos.

5. Coloque uma música animada para cuidar da casa

Se você vai encarar uma limpeza, nada melhor do que colocar a sua playlist preferida para tocar e dar um ânimo a mais no seu dia. Escolha as músicas que você gosta e veja como até o trabalho rende mais quando há som no ambiente!

6. Tome cuidado com a procrastinação em excesso

A internet é excelente para saber mais sobre dicas de limpeza, organização e tudo mais, certo? Porém, muitas vezes perdemos a noção do tempo ao olhar as redes sociais e acabamos passando mais tempo do que deveríamos no mundo digital. Por isso, fique atenta ao período que você passa na internet e tome cuidado para não extrapolar e terminar o dia com aquela sensação de que poderia ter feito mais.

Cuidar da casa pode ser um desafio diário, mas, com organização e planejamento, as tarefas diárias podem se tornar mais leves e práticas de serem executadas. Seguindo nossas dicas, certamente você vai ficar menos cansada e ainda vai conseguir manter a sua casa em ordem!

Quer saber mais sobre como manter sua casa organizada? Baixe nosso e-book e tenha em mãos um guia excelente que vai te ajudar a manter tudo no lugar!