Reunir as pessoas que amamos para um saboroso almoço no final de semana é um dos momentos mais prazerosos que podemos ter na vida. Mas para que tudo fique ainda melhor, nada como arrumar uma mesa convidativa para ninguém botar defeito.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos dar dicas para você receber a família de forma aconchegante no almoço dominical! Pronta para colocar a mão na massa? Então anota a receita!

1. Atente-se ao cardápio

Cozinhar para a família é uma delícia. Mas você já parou para pensar que alguns membros podem ter problemas como restrições alimentares? Um tio pode sofrer com intolerância à lactose, por exemplo, e aquela lasanha de molho branco pode causar um tremendo mal-estar a ele.

Por isso, é uma ótima ideia pedir recomendações dos convidados para não ter nenhum tipo de constrangimento. Sem contar que isso demonstra consideração com as pessoas.

2. Não use itens muito sofisticados

Quando decorar a mesa para receber seus familiares para o almoço dominical, procure evitar utensílios muito luxuosos.

Isso porque o maior objetivo é que todos se sintam em um ambiente acolhedor. Não significa que você não pode caprichar nos detalhes, e sim que o exagero pode intimidar seus convidados.

3. Deixe a casa arrumada

Você não gostaria de chegar a uma casa toda bagunçada, certo? Dá a impressão de que o anfitrião não se importou em deixar o ambiente aconchegante para seus convidados.

Portanto, desentulhe sua sala de jantar, se for o caso, e faça uma faxina básica para deixar os espaços limpos. Seus familiares vão se sentir em casa e acolhidos ao saber da sua preocupação em tornar tudo ainda mais confortável.

4. Decore com arranjos de flores

Flor é sinônimo de alegria e deixa qualquer mesa ainda mais bonita. Só tenha cuidado para não optar pelas plantinhas muito aromáticas, pois elas podem atrapalhar a refeição em família por conta do forte aroma.

5. Tenha um buffet

Se for possível, utilize um aparador como buffet. Isso vai tornar o momento de se servir mais prático e ainda vai deixar o espaço na mesa mais confortável. Você pode colocar no móvel itens como pratos, copos, talheres e travessas.

6. Não se esqueça dos aperitivos

Se uma parte dos convidados for ajudar nos preparativos, vale oferecer alguns aperitivos para quem vai bater um papo enquanto espera os outros finalizarem os pratos.

Você pode separar petiscos como amendoins, queijos, salames, salgadinhos e azeitonas. Um detalhe simples, mas que mostra como você se importa com todos da sua família.

Essas recomendações certamente vão tornar o almoço em família superaconchegante. São conselhos simples, mas que vão deixar as reuniões no domingo ainda melhores. E o mais legal é que dá para colocá-los em prática no próximo fim de semana. Afinal, nada melhor do que passar os dias de folga com as pessoas que amamos.

E aí, gostou das sugestões para receber sua família para um almoço dominical? Então você vai adorar nosso post com dicas importantes para a hora de receber visitas. Não deixe de conferir!