O tema sustentabilidade está cada vez mais em voga, seja nos processos de produção, nos hábitos de consumo, na moda e até mesmo na arquitetura e decoração — com as chamadas casas verdes. Apostar em artigos que ajudem a preservar o meio ambiente é uma ótima pedida para garantir ambientes bonitos, confortáveis, organizados e, claro, cheios de personalidade e economia.

É isso mesmo: é possível ter uma casa sustentável gastando pouco — e o melhor, economizando ainda mais no final do mês. Neste artigo, separamos 4 dicas práticas para uma casa sustentável. Confira!

Importância da sustentabilidade

Muito se fala em sustentabilidade, porém poucos sabem a importância de colocar em prática ações e estilo de vida que favoreçam o meio ambiente. Quando falamos de casas ambientalmente responsáveis, estamos falando daquelas que utilizam matérias-prima naturais, renováveis ou recicláveis em sua construção/decoração. Nelas, há também o uso racional da energia, água e outros recursos, protegendo a saúde dos moradores e reduzindo a poluição, desperdício e degradação ambiental.

Mas não é só isso, é possível ter uma casa sustável escolhendo eletrodomésticos mais econômicos, fazendo uso de energia solar e até mesmo implantando telhados-verde, que ajudam no resfriamento natural do ambiente. Optar pela coleta seletiva e fazer uso consciente da água também são hábitos saudáveis para uma vida mais sustentável.

A partir de escolhas mais conscientes temos um lar livre de toxinas, redução dos gastos de energia e água, além de contribuirmos para mais sustentabilidade social e ambiental. Vale a pena (re)pensar e propor mudanças simples que podem ser feitas no dia a dia.

Confira, agora, 4 ideias sustentáveis que vão deixar sua casa mais verde e muito mais aconchegante!

1. Aposte em uma iluminação ecológica

A princípio, pode parecer uma dica que pouco fará diferença em sua casa, mas a troca das lâmpadas incandescentes por opções mais econômicas deixará seus ambientes mais iluminados e a conta de energia mais barata! As opções led e fluorescentes, nesta ordem, são as mais sustentáveis, pois consomem menos energia. São opção com vida útil elevada e bom custo-benefício.

E não é problema se você estiver em busca de uma iluminação mais aconchegante: há opções de luzes coloridas, como a amarela, que podem substituir as lâmpadas tradicionais, dando conforto e sustentabilidade à sua casa.

2. Use torneiras redutoras de fluxo

As torneiras podem fazer toda a diferença na decoração do seu banheiro ou cozinha e, se você busca uma casa sustentável, está na hora de unir o belo e útil nestes cômodos. Na hora de escolher sua torneira, certifique-se que ela tenha sistema redutor de fluxo ou que seja possível instalá-lo. Com ele, há uma redução considerável no consumo de água e a economia pode até chegar à 80%.

3. Faça um jardim vertical

Os jardins verticais, além de serem ótimas opções para um consumo mais sustentável, são alternativas práticas para trazer o verde para mais perto. E o melhor: ocupando pouco espaço.

Aposte em paletts, madeiras de demolição, caixotes, baldinhos de tinta e tubos de PVC para construir jardineiras modernas e cheias de personalidade. Já imaginou cozinhar usando os temperos que vêm da sua própria varanda?

4. Invista em materiais recicláveis na decoração

Está em busca de uma sala de jantar mais aconchegante? Que tal usar aquelas garrafas de vinho que estão indo para o lixo para fazer luminárias cheias de estilo? Ou essas mesmas garrafas para construir uma parede super charmosa para o lavabo?

Os caixotes que vieram da feira, também podem virar lindas estantes para livros ou criados-mudo para o quarto ou sala de estar. A escada antiga ficará linda como um biombo no banheiro para organizar as toalhas, objetos de higiene e até as plantinhas que deixam este ambiente ainda mais charmoso.

E para finalizar, sabe aqueles blocos de concreto que sobraram da construção? Use a criatividade e transforme-os em uma adequa com toda a pinta minimalista/industrial. Ficará demais!

Com essas dicas, você terá uma decoração cheia de estilo e economia, deixando sua casa sustentável e dando o primeiro passo para uma vida mais consciente. Aposte nesta ideia!  

Gostou das nossas dicas? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro de outras novidades para deixar sua casa ainda mais bonita!