Basta o inverno chegar para você começar a fazer algumas adaptações em cada ambiente para diminuir o incômodo das baixas temperaturas e deixar a casa aconchegante e aquecida para toda a família, não é mesmo?

Foi pensando nisso que reunimos neste post 7 dicas para lhe ajudar nessa tarefa e deixar o seu lar preparado para lidar com o frio típico desse período. Confira!

1. Aposte em uma paleta de cores quentes

Esqueça a paleta de cores claras e neutras no inverno! Na estação mais fria do ano são as cores quentes, como os tons terrosos e avermelhados, que devem predominar nas paredes da sua casa, especialmente em cômodos como quartos e salas. O motivo disso é que elas retêm mais calor, pois absorvem mais luminosidade.

2. Tenha uma roupa de cama confortável e aconchegante

No inverno, nada melhor do que deixar a cama ainda mais quentinha e convidativa, não é mesmo? Por isso, conte com uma roupa de cama, como lençóis e edredons, que seja de um material de qualidade e macio (como o algodão) e que retenha o calor (como a microfibra). Assim, você garante noites de sono tranquilas e prazerosas.

3. Tire os tapetes do armário

Assim que o inverno começar, tire os tapetes do armário, especialmente aqueles mais grossos e felpudos, para higienizá-los e colocá-los seja no quarto ou na sala. Afinal, em residências com piso de porcelanato e cerâmica, o chão torna-se mais gélido à medida que as temperaturas baixam. Porém, com o uso desse acessório é possível manter os pés sempre aquecidos.

4. Utilize velas aromáticas para deixar a casa aconchegante

Você não precisa ter um aquecedor em casa para mantê-la quente e aconchegante. Ao contrário, pois também é possível alcançar esse efeito por meio de velas aromáticas. Basta utilizá-las na decoração dos cômodos, colocando-as em pontos estratégicos, como aparadores e criados-mudos, e acendê-las. Assim, além de elevar a temperatura ambiente, você deixa os recintos sempre bem perfumados.

5. Invista em almofadas e mantas

Usa muito a sala? Então que tal garantir que você também fique aquecido enquanto está no sofá conversando com os amigos ou assistindo TV? Para isso, invista em almofadas e em uma boa manta sobre ele. Isso porque o uso de texturas nesses itens, como a lã, o linho e o veludo, além de absorverem mais calor e deixar a casa aconchegante, podem complementar a decoração do ambiente.

6. Use roupões para se secar

Antes de tomar banho separe um roupão com tecido mais grosso e de material mais absorvente, como o algodão, para se secar. Essa peça tem o benefício de cobrir mais partes do corpo do que uma toalha, oferecendo, assim, um maior bloqueio contra as correntes de ar frio.

7. Adote a iluminação indireta no seu lar

Por fim, para deixar sua casa aconchegante no inverno, não deixe de adotar a iluminação indireta. A razão disso é que ela não se concentra apenas no teto, criando diversos fachos de luz pelas superfícies do ambiente, como em abajures, luminárias de piso, pendentes, plafons etc. Assim, há uma geração de calor maior e os espaços ficam mais aquecidos.

Gostou das nossas dicas para deixar a casa aconchegante, aquecida e muito mais confortável no inverno? Então coloque-as em prática agora para proporcionar muito mais comodidade e praticidade para toda a família. Aproveite o tema deste post e leia também sobre os melhores tipos de lençóis para quem busca conforto!