Se é verdade que passamos quase um terço da vida dormindo, deveria ser natural darmos grande importância ao travesseiro que usamos, não é mesmo? No entanto, sabemos que nem sempre é assim. O resultado de uma má escolha? Dores no pescoço e nas costas, cansaço e dor de cabeça.

Se você identificou algum dos sintomas acima, é hora de trocar de travesseiro e passar a ter boas noites de sono. Confira as dicas que preparamos para ajudá-la a saber como escolher travesseiro ideal!

Jeito certo de dormir

Dormir de lado é a posição mais adequada para uma boa noite de sono, prevenindo dores e gerando maior conforto. Mantenha os joelhos levemente dobrados e separados por um travesseiro fino, favorecendo o alinhamento da coluna. A cabeça deve ficar apoiada em um travesseiro que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço.

A altura do travesseiro

O travesseiro ideal deve ter altura suficiente para preencher totalmente o espaço entre a cabeça e o colchão. Travesseiros altos e baixos podem ser indicados em alguns casos, como:

Altos

Ideais para quem tem apneia do sono, condição que impede a respiração por instantes durante o sono.

Baixos

Ideais para quem dorme de “barriga pra cima” ou de bruços, pois facilitam o alinhamento do pescoço e da cabeça nessas posições.

Tipos de travesseiros

Flocos de espuma

A espuma comum em forma de flocos permite maior circulação de ar dentro do travesseiro, deixando-o mais macio.

É mais barato e deve ser trocado de dois em dois anos. As espumas se espalham para as laterais do travesseiro sempre que a pessoa deita, resultando, a longo prazo, em pescoço e cabeça desalinhados.

Espuma compacta (poliuretano)

Não são macios, porém, eles não “afundam” com o peso da cabeça, mantendo o pescoço alinhado durante a noite toda. É ideal para quem dorme de lado.

Fresh com espuma de poliuretano

A espuma, que forma “buracos” abertos, garante ventilação e mantém a temperatura do corpo mais baixa. Uma de suas vantagens é ser lavável.

Espuma látex

Ideal para quem se mexe muito durante o sono, pois se adapta muito bem ao corpo. Sua espuma perfurada garante boa ventilação interior. É indicado para todas as posições.

Geralmente, recebe tratamento antiácaro, reduzindo a chance de desenvolver micro-organismos e, consequentemente, alergias.

Travesseiro da NASA

De espuma viscoelástica, se adapta ao contorno do pescoço e da cabeça, prevenindo dores musculares. No entanto, por afundarem em contato com a cabeça, podem intensificar dores no pescoço em pessoas predispostas.

Penas de ganso

São macios e muito aconchegantes, além de se ajustarem instantaneamente ao formato da cabeça.

Entretanto, após algum tempo de uso, os travesseiros de pena de ganso se deformam, deixando a coluna desalinhada. Não são indicados para quem dorme de lado.

Procure saber se ele é protegido contra micro-organismos, pois costumam acumular bactérias e ácaros.

Fibra e microfibra

Estes são materiais leves e flexíveis, mas se aquecem facilmente ao absorver o calor do corpo ou do ambiente, principalmente em temperaturas altas.

Se ajustam bem à cabeça e ao pescoço e há opções antimicrobianas.

Contour pillow

Seu formato faz um contorno anatômico que pode ser confortável, porém, há um único modelo padrão. É preciso testá-lo, uma vez que pode não se adaptar a suas necessidades.

Cuidados diários com os travesseiros

  • Bata o travesseiro para a poeira se desprender de suas fibras

  • Utilize capas antiácaro

  • Confira na etiqueta a melhor forma de limpar seu travesseiro

Momento de trocar o travesseiro

Geralmente, a troca deve ser feita a cada 5 anos. Para ter certeza se é hora de trocá-lo, faça um teste simples: dobre o travesseiro ao meio. Se ele for facilmente dobrado, está na hora de comprar outro travesseiro.

Para pessoas alérgicas, a troca deve ser antes. Quando a espuma do travesseiro perde a flexibilidade, a passagem do ar entre as fibras fica prejudicada, facilitando o desenvolvimento de micro-organismos.

Última dica: compre capas para guardar o travesseiro durante o dia. Além de deixar o quarto mais bonito, a capa vai manter o travesseiro sempre limpinho. Escolha modelos que combinem com a sua decoração!

Agora que você já sabe como escolher travesseiro ideal, compartilhe suas experiências conosco nos comentários, ajudando a outros leitores na compra de seus travesseiros!