A decoração do lar reflete diretamente em como os moradores se sentem em cada cômodo. Ao ter um espaço bonito e harmônico, a convivência é beneficiada, afinal, a família tem prazer em aproveitar a casa.

Porém, às vezes não é possível comprometer uma quantia significativa do orçamento para remodelar um quarto ou trocar os móveis antigos. Sem as alterações necessárias, a frustração com o ambiente domiciliar cresce e a sensação de bem-estar é comprometida.

Ao contrário do que possa parecer, dá para mudar o visual da casa sem gastar muito ou realizar grandes reformas. Com soluções práticas, ter o lar tão sonhado pode sair do campo das ideias e se tornar realidade.

Quer saber como? Confira 5 dicas para transformar o visual do seu lar de maneira acessível!

Altere a disposição dos móveis

Em alguns casos, o grande problema da decoração é o posicionamento dos móveis. Quando as peças são distribuídas sem planejamento, o cômodo pode parecer pequeno e atravancado.

Para mudar o visual da casa sem mexer no bolso, a primeira sugestão é repensar a posição de tudo que está no ambiente. Para não errar, uma dica é tirar a medida do espaço e de todos os móveis e fazer um desenho simples, com o intuito de chegar à melhor configuração.

O ideal é que seja criado um corredor de passagem que facilite a movimentação e que a disposição dos móveis atenda à função principal dos ambientes. Nos quartos, por exemplo, o descanso é o fator mais importante.

Organize os cômodos

Outro ponto que arruína a decoração é a desorganização: dificulta na hora de localizar os pertences e polui o visual. Portanto, organize cada local e adote medidas que evitem a bagunça.

Manter os fios guardados em caixas, os livros na estante, as camas arrumadas, os sapatos em seu devido lugar e não espalhar itens pela casa são apenas algumas formas de deixar o ambiente organizado.

Não se esqueça de que um lar em que a organização e a limpeza estão sempre em dia fica muito mais bonito e acolhedor.

Invista em uma capa para o sofá

O sofá é o destaque na sala e, por isso, chama bastante atenção. Quando a peça está desgastada, com manchas ou rasgos, o primeiro pensamento é querer se livrar dele o mais rápido possível.

Mas quando os recursos são limitados, dá para adotar uma solução fácil e de baixo custo. É o caso, por exemplo, de investir em uma capa.

Além de poder ser retirado para lavar sempre que necessário, esse item transforma o móvel, já que pode ser adquirido em outras cores. Para completar o visual, aposte em almofadas, já que é viável trocar as capas e substituí-las quando enjoar das cores.

Dê uma repaginada nos móveis

Sabe aquele móvel que não combina com o restante do ambiente? Dá para mudar o visual da casa ao repaginá-lo. Hoje em dia, é muito fácil alterar a aparência de móveis antigos até mesmo sem o auxílio de um profissional.

É possível transformar a cor com tinta em spray ou por meio da técnica do envelopamento. Também há como utilizar adesivos ou canetas permanentes e fazer desenhos criativos.

Para não errar, certifique-se de que a tinta usada funciona na superfície do móvel. No caso das peças de madeira, é necessário lixar antes de pintar, para conseguir um acabamento melhor.

Leve o verde para dentro de casa

Outra forma de transformar o visual do lar é apostar no verde ao decorar os cômodos. Plantas e arranjos de flores levam a natureza para dentro do imóvel e alegram os ambientes.

No momento de escolher as espécies, informe-se sobre as necessidades, já que existem tipos que se adaptam bem a ambientes fechados, por não precisarem de muito sol. Mas dá para usar as plantas em todos os ambientes, o que torna essa alternativa de decoração bastante versátil.

Mudar o visual da casa não precisa ser algo caro e trabalhoso. Ao aplicar soluções simples, é possível transformar cada cômodo e ter um lar mais acolhedor.

Gostou das dicas? Então, aproveite para seguir nossa página no Facebook e receber dicas que vão deixar seu lugar favorito muito mais bonito.