Na correria do dia-a-dia, entre os afazeres do lar e do trabalho, manter um home office organizado e produtivo não é das tarefas mais fáceis. É preciso atenção redobrada para conseguir criar um ambiente favorável às suas atividades profissionais: limpo, leve e com tudo no lugar. Assim, fica mais fácil se concentrar no trabalho e produzir com mais eficiência.

Para isso, é preciso colocar a mão na massa! Com algumas ideias simples, um ambiente de trabalho mais agradável e útil pode ser criado na sua casa sem muito esforço. Mas você não sabe como organizar escritório? Ah, então não perca essas 5 dicas que separamos para você! 

Mantenha as coisas importantes à mão

A organização do seu escritório precisa, sim, ser esteticamente bonita, mas mais do que isso, ela precisa ser útil. Você sabia que organizar demais também pode ser problemático? Se você guarda absolutamente tudo que está em cima da sua mesa, em algum momento você vai ter que revirar o escritório inteiro atrás daquele item totalmente indispensável.

Por isso, vale a pena deixar as coisas que você mais usa sempre à mão. Canetas, blocos de anotação e tudo aquilo que fizer parte da sua rotina de trabalho são itens que devem ficar sempre por perto.

Agrupe itens semelhantes

Se você precisa de uma caneta, você espera encontrá-la no porta-lápis ou no fundo da gaveta? Pelo bem da sua organização, é melhor que a primeira resposta seja a correta. Da mesma forma, você vai esperar encontrar lápis, tesouras e borrachas no mesmo local, certo?

Para economizar tempo e garantir o máximo de organização, é vantajoso deixar sempre agrupados itens semelhantes. Documentos pessoais devem ficar juntos e documentos profissionais, por exemplo, agrupados à parte. Itens de papelaria em um canto e os eletrônicos, em outro. Além de ganhar espaço e agilidade, fica mais fácil se encontrar e tirar o máximo de proveito do seu escritório.

Use caixas organizadoras e identifique-as

Nem tudo precisa ficar à mostra em seu escritório e nem sempre há gavetas suficientes. Para casos como esses, as caixas organizadoras são de grande ajuda. Nelas, você pode guardar itens importantes, mas pouco usados, e colocá-las em cima de um armário ou prateleira, por exemplo.

Para não perder tempo abrindo todas as caixas na hora de procurar algo, o melhor é que você as identifique. Cole etiquetas, que podem ser feitas à mão, no lado de fora e identifique seu conteúdo. Mas lembre-se sempre de guardar itens semelhantes em uma mesma caixa! Na hora de procurar, basta passar os olhos para saber onde está aquilo que você deseja.

Aposte em quadros de recados

Quadros de recados são grandes aliados do seu escritório. Em um quadro branco ou de cortiça, por exemplo, você pode anotar ou pendurar lembretes, tarefas e outras avisos importantes, evitando aqueles papéis espalhados por todo o lugar.

Já um quadro magnético serve não apenas para que você prenda notas, mas também pendure alguns de seus itens. É isso mesmo! Você pode colar um pequeno ímã em alguns instrumentos de trabalho e deixá-los organizados no quadro. Além de não ocuparem espaço na mesa, ficam de fácil acesso e ainda decoram o ambiente.

Jogue fora aquilo que não usa mais

Não tem jeito: por mais que você siga todas as dicas de como organizar escritório, ainda assim você vai acumular itens, papeis e outras tantas bugigangas ao longo das semanas. Todas essas coisas roubam espaço do seu escritório e permitem que a bagunça se instaure, prejudicando sua concentração e produtividade.

O único jeito de evitar que isso aconteça é se desfazendo delas. De tempos em tempos, dê uma geral no seu escritório e jogue fora ou doe tudo aquilo que não lhe serve mais. Assim, você terá somente o essencial e manter a organização vai ficar muito mais fácil.

Com essas dicas de como organizar escritório, o resultado vai ser que o seu ambiente de trabalho ficará muito mais bonito e funcional. E, de brinde, sua casa também! Além de mais produtiva, você ainda vai ficar mais satisfeita de estar em um ambiente muito mais harmonioso. 

E como anda a organização do seu escritório? Tem outras dicas para nos dar? Conte para a gente nos comentários!