Nada pior do que aqueles dias em que você está atrasado para sair de casa por conta de um compromisso ou do trabalho, por exemplo, e acaba derrubando algum líquido no seu calçado de tecido, não é mesmo? Pior ainda é quando, sem querer, você pisa em uma poça d’água ou é surpreendido por uma chuva daquelas! Nesses momentos, a única coisa que passa pela sua cabeça é: e agora, como secar sapato rápido?

Pensando nessa dúvida tão compartilhada por muitas pessoas, nós listamos 5 maneiras de sanar esse problema de um jeito simples e prático. Ficou curioso para saber mais a respeito? Então acompanhe o post!

1. Invista em uma fonte de calor

Para começar nossa lista sobre como secar sapato rápido, que tal investir em uma fonte de calor nas ocasiões em que ele estiver molhado apenas na parte externa? Para essa tarefa, você pode utilizar um secador. Porém, esteja atento!

Não mantenha o aparelho direcionado em uma mesma área por muito tempo, principalmente se a distância que os separa for pequena. Isso porque, dependendo da potência do calor gerado, podem ocorrer manchas no tecido do calçado — em especial se ele for branco.

O ideal é que você manuseie o secador durante todo o processo enquanto faz movimentos para cima e para baixo até perceber que o material está enxuto.

2. Use um ventilador

Caso não queira optar por uma fonte de calor que seja preciso controlar a todo o momento, há uma segunda alternativa para a secar a parte externa: usar um ventilador. A razão disso é que as correntes de ar são bastante eficientes em remover a umidade, pois aceleram a evaporação dos líquidos.

Caso tenha um ventilador de mesa, pegue-o e coloque-o no chão próximo à alguma tomada. Do lado oposto, coloque o calçado na vertical e direcione o vento para eles. Contudo, se ele for de coluna, uma boa ideia é pendurá-los nas grades posteriores do aparelho com o auxílio de ganchos. A partir daí, é só esperar!

3. Utilize jornais velhos

“E quando o meu sapato molhar por dentro? O que devo fazer?”, você deve estar se perguntando — e com razão. Entretanto, em casos assim, não é preciso se preocupar! Afinal, há uma maneira rápida e eficiente de resolver esse problema: utilizar jornais velhos que você tem em casa.

Tudo o que é preciso fazer é amassá-lo — de forma similar àquelas folhas que vem dentro dos calçados novos — e preencher todo o espaço dele. Em poucos minutos, ele estará pronto ser usado novamente!

4. Coloque giz no interior do sapato

Outra opção para quando o sapato estiver molhado internamente é utilizar giz. O motivo disso é que ele tem ação higroscópica, ou seja, pode absorver a umidade. Contudo, não faça apenas jogá-lo no interior da peça, pois o efeito desumidificador é mais intenso quando você concentra vários palitos.

Para isso, basta fazer um saquinho com um pedaço de tule, preencher com o máximo de gizes e, por fim, amarrar com uma fita. Depois, basta colocá-lo dentro do calçado e esperar secar. Simples, não é?

5. Centrifugue o calçado

Por fim, há uma maneira que servirá quando as peças estiverem encharcadas. Trata-se da centrifugação na máquina de lavar. Contudo, há um truque para que os sapatos não fiquem se chocando dentro da gaveta do eletrodoméstico e, com isso, acabar amassados ou até mesmo danificados: é só enrolá-los em uma toalha de tamanho médio.

Desse jeito, eles ficam revestidos e a água que escorrer deles será absorvida pelo tecido, evitando, assim, que eles voltem a ficar molhados.

Viu só como secar sapato rápido pode ser uma tarefa bem mais descomplicada e rápida do que você imaginava? Portanto, de agora em diante quando algum incidente acontecer, basta seguir nossas sugestões!

E se você gostou do post, aproveite e compartilhe-o nas redes sociais com os seus amigos para ensiná-los a fazer o mesmo!