Nada mais prazeroso do que ver nossa casa sempre limpa, bonita e organizada, não é verdade? Porém, nem sempre é fácil mantê-la assim, especialmente quando você tem que lidar com a proliferação de fungos por conta da umidade e pouca ventilação — o que torna saber como tirar o mofo dos móveis, das paredes e das roupas uma urgência.

Foi pensando nisso que preparamos uma lista com 6 dicas indispensáveis não apenas para remediar o problema, mas para pevení-lo também. Confira!

1. Não guarde nada úmido no guarda-roupas

Muitas vezes, por conta da pressa do dia a dia, acabamos retirando peças do varal que ainda não estão completamente secas e guardando-as no guarda-roupas. Porém, evite ao máximo fazer isso!

Afinal, os itens úmidos contribuem para criar o ambiente perfeito para a proliferação do mofo. Portanto, sempre cheque minuciosamente cada roupa e, ao menor sinal de que ainda está molhada ou fria, deixe-a onde está secando pelo tempo necessário.

2. Inspecione a casa quinzenalmente em busca de infiltrações

Embora seja mais frequente em guarda-roupas e armários, não é difícil ouvir relatos de mofo nas paredes, não é mesmo? Isso acontece porque às vezes um encanamento ou mesmo a má instalação do ar-condicionado estão ocasionando infiltrações nessas superfícies.

Por isso, mantenha uma rotina de inspeção quinzenal para verificar todos os cômodos, em especial as áreas molhadas, como cozinha e lavanderia, para identificar qualquer sinal de bolor e impedir que a infiltração continue.

3. Mantenha a ventilação adequada nos cômodos

Outra dica essencial sobre como tirar o mofo do seu lar é garantir que todos os cômodos, sem exceção, tenham a ventilação adequada durante a manhã ou tarde. Isso significa, na prática, deixar as entradas de ar, como portas e janelas, abertas por um período mínimo de uma a duas horas diárias.

Assim, além do ar circular por todo o espaço minando o abafamento local, você tem um grande aliado, mas dessa vez contra a umidade: a luz solar — que, de quebra, ainda auxilia a diminuir o consumo de energia elétrica com lâmpadas, luminárias e afins.

Além disso, nos quartos, também é necessário deixar as portas dos armários, guarda-roupa e cômodas abertas para que o resultado seja o esperado.

4. Lave as roupas mofadas com vinagre

Percebeu que aquele os lençóis da cama ou as toalhas das crianças estão mofadas? Não se preocupe, pois há solução e ela é mais simples do que você imagina!

Basta pegar essas peças e colocá-las de molho por aproximadamente uma hora numa mistura com proporção de um litro de água para cada 100ml de vinagre. Depois, é só realizar o processo normal de lavagem. O motivo disso é que o vinagre possui propriedades bactericida e antifúngica.

5. Higienize os calçados com uma solução caseira

E quando os fungos atingem os calçados, como tirar o mofo? Se você também tem essa dúvida, saiba que é possível empregar o uso de duas soluções caseiras sobre a superfície deles.

A primeira, composta por suco de limão e uma colher de sal, é ideal para tênis, sapatilhas e afins que são de tecido, camurça ou lona. Já a segunda, feita com vinagre e uma colher de  bicarbonato de sódio, é indicada para sapatos, sandálias e similares feitos de couro.

6. Invista em itens desumidificantes para os móveis

Por fim, adquira saquinhos de sílica em gel para você utilizar nos móveis que ficam constantemente fechados, em especial o guarda-roupa. Isso porque esse produto é extremamente eficiente em absorver a umidade do ar evitando, assim, o desenvolvimento do mofo.

Contudo, caso você não o encontre no mercado pode substituí-lo por giz, saquinho com cravos-da-índia ou um pequeno pote com cal que também têm efeito desumidificante.

Gostou das nossas dicas sobre como tirar mofo? Então não deixe de aplicá-las já em sua casa! Aproveite e siga a gente no Instagram, Facebook e Twitter para conferir outras sugestões e macetes para o seu lar!