Nada mais incômodo do que abrir o guarda-roupa e se deparar com focos de mofo, não é verdade? Além de prejudicar esteticamente o interior do móvel, eles provocam odores, mancham as roupas e, em casos mais avançados de contaminação, até corroem os tecidos. Isso, é claro, sem falar que esse tipo de fungo é capaz de causar alergias (tópicas e respiratórias), especialmente em crianças. Não é à toa que tanta gente compartilha da mesma dúvida: como tirar mofo de guarda-roupa?

Se esse também é o seu caso, não se preocupe! Neste post, você vai entender de uma vez por todas como evitar esse incômodo e tirá-lo de qualquer cômodo do seu lar. Acompanhe!

1. Garanta que o guarda-roupa tenha uma ventilação adequada

O mofo só se desenvolve porque encontra um ambiente propício — isto é, pouco ventilado, sem luminosidade natural e com retenção de umidade (proveniente de roupas que são guardadas ainda molhadas). Por isso, é indispensável que você garanta a correta circulação de ar dentro do móvel.

Como? De uma forma bem prática: deixando as portas abertas pelo menos 30 minutos por dia. Se possível, assegure também que o quarto receba o máximo de luz solar. Dessa forma, o problema é eliminado de vez!

2. Borrife suco de limão dentro do armário

Após seguir a dica anterior, retire tudo o que estiver no seu armário e borrife suco de limão nas paredes, nas gavetas e nos cabideiros, principalmente nas áreas com bolores. Espere o líquido agir por 15 minutos e só então utilize um pano de microfibra para remover qualquer camada de mofo e o excesso do suco.   

O limão é um poderoso agente bactericida, inseticida e fungicida, por ser rico em limoneno. Para completar, ele ainda perfuma o ambiente. Que tal? 

3. Faça uma faxina periódica

A cada 20 ou 30 dias, faça uma faxina no seu guarda-roupa. Para começar, retire todas os itens e realize uma vistoria para identificar se alguma peça ou calçado, por exemplo, apresenta mofo. Feito isso, use um aspirador portátil para limpar a poeira e, com a ajuda de uma flanela, aplique uma solução caseira de vinagre branco com bicarbonato de sódio em toda a superfície interna.

Esse simples hábito não apenas retira o mofo, como também garante que ele não se desenvolva, pois essa mistura tem efeito bactericida, desengordurante e neutraliza os odores.

4. Coloque sílica-gel no interior do móvel

Outra dica simples sobre como tirar mofo de guarda-roupa é colocar alguns saquinhos de sílica-gel em seu interior, especialmente no interior de gavetas, caixas organizadoras e espaços para sapatos

Isso porque esse produto tem a capacidade de absorver a umidade do local em que se encontra, evitando, assim, que os fungos continuem a se proliferar e afetar tanto o móvel quanto os seus objetos pessoais.

5. Nunca guarde de volta os sapatos usados

Por fim, pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar: nunca guarda de volta os sapatos que você acabou de usar, por mais que o seu armário tenha prateleiras ou mesmo sapateiras embutidas.

Tenha em mente que os seus calçados podem conter não só diversas impurezas da rua, mas, acima de tudo, o suor dos seus pés — algo inevitável em dias mais quentes e se você sofre de hiperidrose, ou seja, sudorese excessiva.

O indicado é esperar, no mínimo, 24 horas para armazená-los em locais fechados. Além disso, caso estejam muito molhados por dentro, o melhor a fazer é deixá-los sob o sol na varanda ou quintal, por exemplo, para que sequem completamente. 

Gostou das nossas dicas de como tirar mofo de guarda-roupa? Então, agora é hora de colocá-las em prática para eliminar esse problema e evitar que ele volte a ser um incômodo para você e sua família!

Aproveite e curta a nossa página no Facebook para conferir outras dicas!