A manta decorativa é uma ótima opção para dar um toque final na decoração de ambientes, especialmente no quarto e na sala. Apesar de nos lembrarmos mais dessa peça no outono e no inverno, quando buscamos aquele conforto na hora de relaxar e assistir TV, é completamente possível utilizá-la no verão.

Para te ajudar a escolher a manta ideal, separamos algumas dicas de cores, texturas, estampas e tipos de tecido. Além disso, você vai conferir algumas ideias de como dispor a manta, dependendo do seu estilo de decoração.

Confira!

Acerte na cor

Este é um ponto crucial da escolha, pois a manta precisa fazer uma boa composição com a decoração do ambiente e ficar em harmonia com as cores já existentes no espaço. Para isso, confie na intuição e nas seguintes dicas.

Tom sobre tom

Se o sofá é marrom-claro, a manta pode ser em um marrom mais escuro. Essa forma de combinação confere um tom mais neutro ao conjunto, permitindo explorar mais as cores dos quadros e de outros objetos presentes no recinto.

Cores análogas

Cores análogas são as mais próximas no círculo cromático. Um exemplo prático de combinação seria: se o sofá é vermelho, a manta pode variar entre os tons de rosa, vermelho e laranja.

Contraste de cores

Uma outra forma de combinar a manta é provocando contraste. Para isso, pode-se utilizar as cores complementares dentro do círculo cromático, ou seja, as cores opostas.

Nesse caso, se o sofá é azul-marinho, a manta deve ser laranja. Outras opções de cores complementares são: roxo-amarelo, azul-laranja e vermelho-verde. Utilizando essa opção de combinação, o restante do ambiente pode conter detalhes nas cores da manta. Mas tome cuidado para não sobrecarregar o espaço!

Mesmo se a manta for estampada, é possível aplicar essas dicas de cores. Você pode, por exemplo, combinar a cor da estampa com as cores das almofadas e, assim, dar equilíbrio à decoração.

Escolha o tipo de tecido

O tipo de tecido influencia diretamente na textura da manta. Os tecidos com fibras naturais, com exceção da seda, tendem a ser mais grossos. Além disso, eles são absorventes, retém calor e são confortáveis. As fibras naturais são mais indicadas para outono e inverno, pois são estações que pedem tecidos mais pesados e que aquecem.

Os tecidos com fibras sintéticas costumam ser mais finos e leves. Suas características se assemelham às do tecido de fibra natural, já que também retêm calor, mas eles não absorvem umidade. Esse tipo de tecido é mais indicado para primavera e verão.

Como usar a manta decorativa

São vários os usos possíveis para a manta, e não pense que ela deve ser colocada apenas no sofá. Também é possível usá-la na cama, na poltrona e em banquinhos.

A forma de fazer a disposição da manta indica se o ambiente é mais formal ou informal. Em ambientes informais, coloque a manta de forma despojada. Nos mais formais, deixe o tecido bem alinhado.

Outra questão importante é o tamanho da peça. Isso porque ela não pode parecer muito pequena e nem muito grande. Se a manta ficar maior que o esperado, é possível fazer uma dobra e ajustar de forma adequada.

Agora que você já sabe como escolher e usar a manta decorativa, está na hora de renovar a decoração da sua sala ou do quarto com essa linda peça. 

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter para receber mais sugestões como essas.