Que o verão é a época mais esperada do ano, disso ninguém duvida o recesso escolar, as férias do trabalho e os programas com a família para o litoral são alguns dos motivos que explicam a preferência. Porém, uma coisa é fato: o aumento das temperaturas também tem seu lado ruim. Prova disso é que deixar a casa fresca se torna um verdadeiro desafio — e lidar com o abafamento e com o superaquecimento dos cômodos é quase impossível!

Mas resolver esse problema é mais fácil do que parece. E para ajudá-lo nessa missão, confira as cinco dicas simples e eficientes que separamos para deixar seu lar sempre ventilado e agradável!

1. Deixe as entradas de ar abertas

A primeira dica pode parecer óbvia, mas, ainda assim, muita gente não dá o devido valor a ela. Por essa razão, é tão importante reforçá-la: deixe abertas (e sem bloqueios) as entradas de ar da sua residência, como janelas, frestas, portas entre cômodos etc.

Isso permitirá uma maior circulação de ar pelo interior do imóvel. Assim, os ambientes se tornam mais frescos e agradáveis, mesmo sem o uso de ventiladores. Uma dica extra: caso queira cobrir as janelas dos quartos para minimizar a incidência da luz solar, mas sem impedir a ventilação local, use cortinas!

2. Aposte em uma paleta de cores claras para as paredes

Ao pintar ou revestir as paredes da sua casa com adesivos e papéis de parede, aposte em uma paleta de cores claras. O motivo é que o branco, o marfim, o cinza e outros tons pouco intensos absorvem menos calor do que tonalidades escuras e chapadas — como o preto, o vermelho e o roxo.

Sem mencionar que essas cores ajudam a aumentar a claridade do ambiente e, inclusive, a ampliar visualmente o espaço de recintos pequenos  ideal para quem mora em um imóvel compacto.

3. Utilize lâmpadas LED

Outra dica bastante útil para deixar a casa fresca é substituir as lâmpadas fluorescentes por modelos LED. Além de serem mais duráveis e ecologicamente corretas visto que a maioria dos seus componentes são recicláveis , elas emitem menos calor. Portanto, os ambientes ficam menos aquecidos e, de quebra, com uma iluminação mais potente.

4. Invista em revestimentos frios para deixar a casa fresca

Ao decorar o recinto, é fundamental investir em revestimentos frios — como porcelanatos, cerâmicas, ladrilhos hidráulicos e azulejos. Assim como ocorre com as cores claras, esses materiais absorvem menos calor e, para completar, ainda contam com uma característica especial: dissipam um possível aquecimento com mais rapidez.

5. Traga o verde para o seu lar

Para finalizar, não deixe de trazer o verde para a sua residência. Isso porque ter plantas e flores em casa, além trazer um impacto positivo na decoração já que existem diversas espécies ornamentais , purifica o ar e aumenta a umidade. Dessa forma, há um maior conforto térmico nos ambientes e a sua família tem menos problemas respiratórios. Ótima notícia, não é verdade?

Como você viu, não faltam sugestões para deixar sua casa mais fresca e confortável no verão. Por isso, adote essas dicas a partir de hoje! Aproveite e confira seis plantas ideais para usar no décor do imóvel!