Usar plantas que enfeitam e perfumam os mais diferentes cômodos é uma forma simples e extremamente eficaz de mudar a atmosfera e realçar a decoração do seu lar.

Além disso, elas tornam o ar mais fresco e limpo, e também liberam aromas que são capazes de impactar positivamente a sua saúde e o seu bem-estar.

Por essa razão, listamos a seguir 5 plantas que vão renovar sua casa, deixando-a mais bonita, moderna e convidativa. Confira!

1. Lavanda

A primeira da nossa lista de plantas que enfeitam e perfumam o lar não poderia ser outra que não fosse a lavanda, e o motivo é especial. Afinal, essa espécie, que tem porte médio, é conhecida por sua propriedade calmante.

Além de aromatizar o recinto de maneira sutil e agradável, ela também estimula a liberação de endorfina e ocitocina em nossos organismos      o que nos permite relaxar e ficar mais tranquilos.

De quebra, ainda estimula o sono. Por essa razão, ela é ideal para quartos. Contudo, é importante que ela fique próxima à janela para que possa receber a luz do sol diariamente.

2. Antúrio

Se você pensa que não é possível usar plantas no banheiro por causa da umidade e da pouca luminosidade natural, saiba que está enganada! Há espécies, como o antúrio, que podem ser cultivadas sem dificuldades em cômodos assim.

Essa espécie não só possui uma grande variedade de cores vibrantes, tamanho mediano e aroma suave, mas também é bastante resistente, podendo ser criada em espaços fechados, uma vez que se adapta bem à ausência do sol.

3. Camélia

A camélia, por sua vez, é uma espécie exuberante, tem flores imponentes e um perfume delicado. É uma planta de porte médio bastante apreciada na decoração pela sua capacidade de valorizar ambientes e deixá-los ainda mais elegantes.

E como ela se adapta bem à falta de iluminação constante podendo ficar à sombra ou em espaços mais frios     , é excelente para corredores e halls de entrada de apartamentos.

4. Gardênia

Com flores similares às rosas brancas, a gardênia possui um aroma adocicado, que é capaz de ser facilmente sentindo, embora não seja forte.

Além disso, por ter um porte relativamente pequeno, um aspecto bastante delicado e não precisar de luz direta, costuma ser utilizada com frequência em salas e cozinhas.

Outra razão para isso é que ela, assim como a lavanda, também estimula a liberação de endorfina      o que ajuda a diminuir as irritações e o estresse do dia a dia. Com isso, você se sente mais à vontade e aproveita melhor a sua casa.

5. Jasmim

Por fim, mas não menos importante, temos o jasmim, que apresenta um cheiro agradável capaz de se espalhar para ambientes próximos, mas sem se tornar incômodo.

Por variar bastante quanto ao porte, indo de médio a grande, ela é mais indicada para espaços abertos e com maior incidência de luz solar.

Uma boa solução para incluí-la na decoração é usá-la em jardins verticais nas varandas, especialmente com treliças de madeira como o bambu que trazem um estilo rústico para o décor.

Gostou da nossa lista de plantas que enfeitam e perfumam a sua residência? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e marque as suas amigas para que elas se inspirem também!